Delegation of the European Union to Papua New Guinea

Cimeira Um Planeta sobre a biodiversidade: Dirigentes tomam medidas para proteger a natureza e a saúde

12/01/2021 - 15:38
News stories

Realizou-se em Paris, em 11 de janeiro de 2021, uma Cimeira Um Planeta sobre a biodiversidade, liderada pelo presidente Emmanuel Macron, que reuniu um número impressionante de dirigentes políticos e diretores executivos que se comprometeram a reverter a destruição da natureza.

 

A Cimeira Um Planeta (ligação externa), que se realizou, em grande parte, virtualmente, foi organizada pela França e contou com o apoio da UE, das Nações Unidas e do Banco Mundial.

A presidente Ursula von der Leyen salientou a abordagem ambiciosa da UE em matéria de biodiversidade, tanto a nível interno como mundial, tendo destacado o Pacto Ecológico Europeu e a nova Estratégia de Biodiversidade da UE. Sublinhou a importância de financiar a investigação sobre a biodiversidade para a prevenção de doenças e de apoiar a "Grande Muralha Verde (ligação externa)". Muitos outros dirigentes manifestaram o seu apoio, nomeadamente o Secretário­‑Geral das Nações Unidas, António Guterres, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, o primeiro­‑ministro do Reino Unido, Boris Johnson, a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde e o primeiro­‑ministro do Canadá, Justin Trudeau.

 

 

A cimeira salientou que a destruição da natureza aumenta o risco de futuras pandemias e que a proteção da biodiversidade e a luta contra as alterações climáticas são duas faces da mesma moeda. Lançou a "coligação de elevada ambição para a natureza e as pessoas (ligação externa)". Entre os mais importantes desenvolvimentos da cimeira contam­‑se: o plano dos Estados participantes para proteger 30 % das terras e dos oceanos; o compromisso de mobilizar mais de 14 mil milhões de dólares americanos para a Grande Muralha Verde de África; o anúncio feito pela França e pelo Reino Unido de que irão destinar 30 % do seu financiamento público estrangeiro a soluções baseadas na natureza e o lançamento da iniciativa PREZODE, uma rede mundial de investigadores para prevenir a próxima pandemia causada por doenças zoonóticas.

A Cimeira Um Planeta sobre a Biodiversidade dá seguimento à Cimeira de Biodiversidade da ONU e ao Compromisso dos Dirigentes em prol da Natureza (ligação externa) (Nova Iorque, Setembro de 2020). Dá um impulso político a um novo e ambicioso quadro mundial em matéria de biodiversidade, que deverá será acordado na COP15 da Convenção sobre a Diversidade Biológica, que se realizará em Kunming, na China, e na COP26 sobre as alterações climáticas, que se realizará em Glasgow, estando ambas previstas para o final de 2021.

"Até agora, temos estado a destruir o nosso planeta e a maltratá­‑lo, como se tivéssemos outro planeta " – António Guterres, Secretário­‑Geral das Nações Unidas

"A COP15 deverá ser para a natureza o que a COP21 foi para o clima. Precisamos que seja enquadrada por um acordo semelhante ao Acordo de Paris: ambicioso, mundial e transformador." – Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia