Delegation of the European Union to Papua New Guinea

União Europeia e Cabo Verde lançam cooperação em Identificação Eletrónica Assinatura Digital

26/05/2020 - 14:10
News stories

O primeiro Webinar UE-CV em matéria de identificação eletrónica - eID/Assinatura Digital terá lugar a 21 e 22 de Maio de 2020 online. O objetivo do Webinar é apoiar as instituições cabo-verdianas no desenvolvimento das funções digitais do Cartão de Identificação Nacional e do Passaporte Eletrónico. Peritos da Administração Pública da Estónia, Alemanha e Grécia prestarão aconselhamento sobre experiências de autenticação móvel e integração com subsistemas internacionais e como promover a digitalização e a inovação em Cabo Verde.

 

União Europeia e Cabo Verde lançam cooperação em Identificação Eletrónica Assinatura Digital


O primeiro Webinar UE-CV em matéria de identificação eletrónica - eID/Assinatura Digital terá lugar a 21 e 22 de Maio de 2020 online.

A atividade é organizada pela Comissão Europeia em cooperação com o NOSI E.P.E (Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação), tornando Cabo Verde o primeiro beneficiário do apoio TAIEX DEVCO, não só em África, mas também ao nível mundial. A Secretária de Estado para a Modernização Administrativa, Sra. Edna Oliveira, o Director Geral da Cooperação Internacional e Desenvolvimento (DG DEVCO) da Comissão Europeia, Sr. Koen Doens, o Director para a Vizinhança Este e Desenvolvimento Institucional (DG NEAR) da Comissão Europeia, Sr. Lawrence Meredith, a Embaixadora da UE em Cabo Verde, Sra. Sofia Moreira de Sousa, e o Presidente do Conselho de Administração do NOSI E.P.E, Sr. Carlos Tavares de Pina irão abrir o evento pelas 9h00.

O objetivo do Webinar é apoiar as instituições cabo-verdianas no desenvolvimento das funções digitais do Cartão de Identificação Nacional e do Passaporte Eletrónico. Peritos da Administração Pública da Estónia, Alemanha e Grécia prestarão aconselhamento sobre experiências de autenticação móvel e integração com subsistemas internacionais e como promover a digitalização e a inovação em Cabo Verde.

O Webinar reunirá cerca de 20 participantes de instituições públicas e privadas locais relacionadas com a identificação nacional, assuntos internos, digitalização, justiça, fronteiras, migração, economia, processos eleitorais e fiscalidade.

O Governo de Cabo Verde considera que a segurança na identificação do cidadão e potenciar o uso dos serviços digitais com recurso a meios de autenticação e assinatura digital, como sendo crucial e estratégico no processo de transformação digital do país e da sua diáspora.

O TAIEX DEVCO visa o desenvolvimento institucional através da cooperação de peritos públicos dos Estados-Membros da UE com os respectivos pares em países parceiros, reforçando assim a implementação da Aliança África - Europa para o Investimento e o Emprego Sustentável.

O TAIEX DEVCO é o Instrumento de Assistência Técnica e Intercâmbio de Informações (TAIEX) destinado aos países e territórios parceiros abrangidos pela Direcção-Geral de Cooperação e Desenvolvimento Internacional (DEVCO). Presta apoio técnico de curto prazo, mobilizado rapidamente, utilizando peritos do sector público dos Estados-Membros da União Europeia em
resposta a pedidos de assistência de instituições públicas dos países parceiros. A fim de garantir o máximo impacto, a TAIEX DEVCO visa reforçar o contexto da política nacional de desenvolvimento e apoiar a realização dos objectivos de desenvolvimento sustentável, em conformidade com os compromissos assumidos pela UE no âmbito da Agenda 2030.

Secções editoriais: