Todas as crianças devem desfrutar de todos os direitos

24.09.2019

A UE e a UNICEF lançam uma campanha mundial na plataforma de redes sociais Tik Tok para capacitar as crianças e incentivá-las a fazerem ouvir a sua voz.

«É sem dúvida um autêntico desafio garantirmos que todas as crianças desfrutem de todos os direitos, independentemente da sua origem, da situação económica da sua família ou do seu género. Sonho com uma geração que cresça sem ter de continuar a preocupar-se com questões da igualdade de género no futuro».

Estas palavras,  proferidas por Federica Mogherini durante o evento emblemático organizado este ano por ocasião da UNGA@74 para lançar a campanha mundial da UE-UNICEF sobre os direitos das crianças, resumem perfeitamente a forma como a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança deve ser respeitada e aplicada diariamente, em qualquer lugar, trinta anos após a sua adoção.

https://twitter.com/eu_eeas/status/1176230602674188288

 

A Convenção sobre os Direitos da Criança continua a ser o Tratado da ONU mais ratificado e tem desempenhado um papel vital na melhoria da vida das crianças. No evento de alto nível para celebrar o seu 30.º aniversário  , a diretora executiva da UNICEF, Henrietta Fore, e a alta representante da UE e vice-presidente da Comissão, Federica Mogherini, foram entrevistadas por crianças e jovens, que se centraram em três questões: quais foram os progressos registados nos últimos 30 anos no que se refere aos direitos da criança? Quais são os novos desafios que as crianças enfrentam atualmente e que não existiam há 30 anos? O que é que tem feito e o que é que se compromete a fazer para continuar a promover e proteger os direitos da criança em todo o mundo? O evento contou também com a presença de Sua Majestade a Rainha Mathilde, da Bélgica, que é uma defensora oficial dos ODS e foi embaixadora da UNICEF na Bélgica.

https://twitter.com/sabellosi/status/1176123571590090752

 

Tal como referido pela diretora executiva da UNICEF, Henrietta H. Fore , "há 30 anos que a Convenção sobre os Direitos da Criança tem vindo a  melhorar a vida das crianças, mas subsistem desafios". Entre os verdadeiros desafios para as crianças em todo o planeta estão as crianças refugiadas, as crianças soldados, as desigualdades, o risco persistente do trabalho infantil, a ameaça crescente de bullying, em linha e fora de linha; e o problema crescente das crianças separadas das suas famílias e sem lar.

Por este motivo, a UNICEF e a UE decidiram unir forças este ano para lançar uma campanha conjunta denominada  #TheRealChallenge. Por querermos que os adolescentes exprimam os seus pontos de vista sobre os seus próprios direitos e na sua própria língua, vamos ao encontro deles onde eles estão: na Tik Tok, uma plataforma de redes sociais utilizada por 500 milhões de pessoas, a maioria das quais tem menos de 18 anos. Esta campanha será lançada por 4 vídeos de curta duração que os adolescentes irão reproduzir com as suas próprias imagens. A campanha será posta em marcha no início de outubro e decorrerá, pelo menos, até 20 de novembro, data aniversário da Convenção. Os vídeos terão um registo emotivo e pessoal e transmitirão a mensagem de que os direitos das crianças são universais e não podem ser considerados um dado adquirido.

https://twitter.com/unicefchief/status/1176138715632144387

 

A campanha mostra o modo como a UE e a UNICEF veem o empenhamento tanto dos adultos como das crianças em que as crianças usufruam plenamente dos seus direitos: «Temos de ouvir, criar espaço, de vos seguir e de vos dar os meios para agirem", afirmou Federica Mogherini durante o evento. «Temos a responsabilidade de que todas as crianças tenham um sentimento de pertença». A campanha #TheRealChallenge ajudará a divulgar esta e outras mensagens em todo o mundo.

Queres juntar-te a nós?  #TheRealChallenge brevemente na TikTok!