Delegation of the European Union to Myanmar

Está a ser reatado o diálogo Belgrado Pristina

17/07/2020 - 20:11
From the blog

17/07/2020 - Acompanhado pelo novo representante especial da UE, Miroslav Lajčák, tive ontem o prazer de receber o presidente da Sérvia, Aleksandar Vučić, e o primeiro¬ ministro do Kosovo, Avdullah Hoti, para a primeira reunião presencial, depois de vinte meses do diálogo Belgrado- Pristina sob a égide da UE.

"O diálogo Belgrado­‑Pristina está no cerne do que a UE pretende alcançar nos Balcãs Ocidentais".

Um momento importante para a UE

Tratou­‑se de um momento importante para mim e para a União Europeia. O diálogo, sob a égide da UE desde 2011, está no cerne do que queremos fazer nos Balcãs Ocidentais. Durante a minha audição perante o Parlamento Europeu, afirmei que o consideraria como uma das minhas grandes prioridades. O Parlamento Europeu apoiou com firmeza esta intenção. Durante o meu primeiro Conselho dos Negócios Estrangeiros, propus na altura que Miroslav Lajčák fosse nomeado representante especial da UE.

Gostaria de agradecer também ao presidente Emmanuel Macron e à Chanceler Angela Merkel a firme mensagem de apoio ao diálogo Belgrado­‑Pristina que veicularam ao convocar a Cimeira de Paris. Foram eles que deram o último impulso ao processo para o relançar. Muito obrigado.

Debates intensos sobre assuntos complicados

Passámos toda a tarde e o início da noite de ontem em intensos debates com ambos os parceiros. Estes debates não foram fáceis . Os assuntos tratados – pessoas desaparecidas, pessoas deslocadas – têm uma imensa carga emotiva e são elementos essenciais da reconciliação.

Falámos também da cooperação económica, que, quanto a mim, passa pela futura relação entre o Kosovo e a Sérvia. Ambos pertencem à mesma região e têm o mesmo destino – a Europa.

No futuro, os seus povos, capitais e mercadorias deverão circular livremente. Deverão também unir forças para desenvolver as suas economias e infraestruturas. É do interesse mútuo de ambos, e a UE tem feito um grande esforço para criar o quadro propício a essa cooperação.

A nossa colaboração com o presidente Aleksandar Vučić e o primeiro­‑ministro Avdullah Hoti está apenas a começar.

Juntos, temos muito a fazer, a bem da Sérvia, do Kosovo e da União Europeia.

O facto de terem ontem exposto as suas posições de uma forma honesta e construtiva, apesar das divergências, inspira­‑me respeito. Impressionou­‑me o facto de que estavam prontos para continuar a trabalhar, e desejosos de o fazer. Pedimos­‑lhes que enviassem as suas equipas já na próxima semana, para não se perder tempo.

E em setembro teremos uma reunião com o presidente Aleksandar Vučić e o primeiro­‑ministro Avdullah Hoti. Aguardo com expectativa a oportunidade de trabalhar com ambos e sinto­‑me satisfeito por podermos contar com a longa experiência diplomática do representante especial da UE, Miroslav Lajčák, para levarmos a bom porto esta difícil tarefa. Juntos, temos muito a fazer, a bem da Sérvia, do Kosovo e da União Europeia.

 


 

Secções editoriais: