Global Gateway: Comissária Jutta Urpilainen lança em Maputo programas de apoio a transformação digital e estimulo a habilidades e emprego para os jovens

As raparigas, mulheres, e pessoas com deficiência enfrentam mais barreiras no que toca a inclusão digital em comparação com os seus pares. O VaMoz Digital! centra-se na eliminação do fosso digital entre géneros e na promoção de uma maior inclusão e acessibilidade

Esta semana, a Comissária Europeia para as Parcerias Internacionais, Jutta Urpilainen, lançou o programa VaMoz Digital! - uma iniciativa emblemática da Estratégia Global Gateway da União Europeia destinada a promover as competências digitais, o empreendedorismo e os serviços digitais em Moçambique. O programa foi lançado durante a visita de dois dias da Comissária a Moçambique, em cerimónia em que estiveram presentes os ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e dos Transportes e Comunicações

No seu discurso de lançamento, a Comissária Urpilainen afirmou: "As ligações digitais têm de funcionar para as pessoas. Têm de ser acessíveis, proporcionar oportunidades e permitir que as pessoas realizem o seu potencial, razão pela qual a Global Gateway tem as infraestruturas digitais, a governação, as competências e as empresas no seu núcleo. Hoje estou feliz por lançar o VaMoz Digital! pois é um óptimo exemplo de como a nossa parceria de iguais, verdadeiramente criada com o Governo de Moçambique, trabalha para o povo de Moçambique".

 "As raparigas, mulheres, e pessoas com deficiência enfrentam mais barreiras no que toca a inclusão digital em comparação com os seus pares. O VaMoz Digital! centra-se na eliminação do fosso digital entre géneros e na promoção de uma maior inclusão e acessibilidade".

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara, disse: "O Programa VaMoz Digital, implementado no âmbito da Iniciativa Global Gateway, é um testemunho do compromisso de todos em promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo em Moçambique através da tecnologia. A implementação desta iniciativa irá contribuir para a operacionalização do nosso Plano Estratégico da Sociedade de Informação e proporcionar um ambiente favorável para a transformação digital inclusiva, expandindo as oportunidades de emprego, inovação e empreendedorismo para os nossos jovens".

Por sua vez, o Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, afirmou: "O VaMoz Digital! complementa outras iniciativas do Governo e do sector dos Transportes e Comunicações que visam a digitalização do país, como o Projecto de Transformação Digital de Moçambique. A economia digital é uma realidade e precisamos de ter um quadro legal capaz de incentivar o crescimento nesta área, garantindo a geração de rendimentos para o desenvolvimento do país. Agradecemos o valioso contributo da União Europeia, da Organização Internacional das Telecomunicações e do Governo Italiano pelo apoio dado para que este e outros programas de desenvolvimento em Moçambique sejam uma realidade".

O "VaMoz Digital!" tem duas componentes: por um lado, reforça o ambiente propício à transformação digital em todos os sectores, incluindo quadros políticos e regulamentares, e o reforço da capacidade institucional das partes interessadas públicas. Por outro lado, o programa explora o potencial de uma economia digital em Moçambique e identifica oportunidades de emprego, inovação e empreendedorismo para os jovens.

"VaMoz Digital!" é financiado pela União Europeia em 10 milhões de euros. As duas componentes do programa são implementadas pela União Internacional das Telecomunicações (UIT) em coordenação com o Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC), e pela Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS) em coordenação com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES). Os principais beneficiários são os decisores públicos e a juventude moçambicana, com destaque para as raparigas e os jovens com deficiência.

Sobre o Global Gateway

O Global Gateway é a oferta positiva da União Europeia para reduzir a disparidade de investimento a nível mundial e impulsionar ligações inteligentes, limpas e seguras nos sectores digital, da energia e dos transportes, bem como para reforçar os sistemas de saúde, educação e investigação.

A Estratégia Global Gateway incorpora uma abordagem da Equipa Europa que reúne a União Europeia, os Estados-Membros da UE e as instituições europeias de financiamento do desenvolvimento. Juntos, pretendemos mobilizar até 300 mil milhões de euros em investimentos públicos e privados de 2021 a 2027, criando ligações essenciais em vez de dependências e colmatando o défice de investimento global.

O sector digital é um sector prioritário do Global Gateway. A transformação digital é um importante motor do desenvolvimento sustentável e oferece um grande potencial para aumentar os benefícios sociais e económicos em muitos sectores. No entanto, as actuais taxas de digitalização em todo o mundo são muito desiguais, com mais de 3 mil milhões de pessoas não ligadas digitalmente, incluindo jovens e mulheres. Em consonância com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, a digitalização pode promover uma melhor educação, reduzir as desigualdades, estimular o crescimento económico, a investigação e a inovação e apoiar uma melhor governação. O VaMoz Digital! contribuirá para o crescimento inclusivo de Moçambique centrado na transformação digital, apoiando um ambiente mais propício à transformação digital inclusiva e promovendo oportunidades inclusivas para o emprego dos jovens, a inovação e o empreendedorismo digital.