Celebração do Dia da Europa em Moçambique destaca o poder transformador do diálogo

A Delegação da União Europeia em Moçambique celebrou o Dia da Europa com uma mensagem central: o valor do diálogo como ferramenta essencial para a paz, a compreensão mútua e o progresso conjunto.

No dia 9 de Maio, a Delegação da União Europeia em Moçambique celebrou o Dia da Europa com uma mensagem central: o valor do diálogo como ferramenta essencial para a paz, a compreensão mútua e o progresso conjunto.

Durante o evento, o Embaixador da UE, Antonino Maggiore, destacou que "o diálogo nasce do respeito pelo outro e é através dele que decidimos juntos a direcção que queremos dar ao mundo". Sublinhou ainda que o diálogo tem sido o alicerce da paz em Moçambique, desde os Acordos de Roma até ao mais recente compromisso político para um Diálogo Nacional Inclusivo.

"O espírito de diálogo também guia o papel da UE no mundo: do apoio à paz na Ucrânia, à Faixa de Gaza, ao Sudão e ao leste da RDC. Promover a paz, apoiar a reforma e ouvir todas as vozes são compromissos inabaláveis da União Europeia", afirmou o Embaixador Maggiore.

Representando o governo de Moçambique, o Ministro das Obras Públicas e Habitação, Fernando Rafael, saudou os esforços da UE e dos Estados-Membros no apoio e financiamento de iniciativas de desenvolvimento em Moçambique, tendo destacado a recente acção em resposta aos ciclones na região norte do país e às reformas em vários sectores, trabalhando com uma diversidade de parceiros locais.

A cerimónia contou com a honrosa presença do antigo Presidente da República, Joaquim Chissano, e do Embaixador da UE junto à União Africana, Javier Niño Pérez, reforçando os laços de amizade e parceria entre a União Europeia e Moçambique.

O discurso do Embaixador foi publicado, na íntegra, no jornal diário de maior circulação em Moçambique.