Delegação da União Europeia na República de Moçambique

Parceria Renovada reforça diálogo sobre o desenvolvimento em Moçambique

10/12/2019 - 11:38
News stories

O diálogo sobre o desenvolvimento visa assegurar maior impacto da assistência externa na redução da pobreza e um melhor alinhamento entre as políticas nacionais e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

Aconteceu a 6 de Dezembro, em Maputo, o primeiro fórum de alto nível da Parceria Renovada entre os Parceiros de Desenvolvimento e o Governo de Moçambique, marcando o início de uma importante etapa de diálogo e coordenação para o desenvolvimento no país.

 

O fórum foi co-presidido pelo Ministro da Economia e Finanças e o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, do lado do Governo de Moçambique, e pelos Embaixadores da União Europeia e dos Estados Unidos da América, do lado dos parceiros, e abordou temas centrais como o programa de desenvolvimento para o próximo quinquénio, período em que se antevê uma economia mais competitiva e diversificada, inclusiva e sustentável; mais progressos nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável; e maior transparência e boa governação, em particular no sector da gestão dos benefícios das indústrias de petróleo e gás.

 

O governo moçambicano enfatizou a importância de haver um diálogo efectivo com a sociedade civil, destacando a necessidade de uma plataforma específica para esse fim. O debate abordou ainda temas sociais, como a melhoria das condições de acesso à água e saneamento e a aposta em infraestruturas de gestão hídrica e recursos humanos neste sector em particular.

 

A Parceria Renovada, impulsionada pela UE e os EUA, representa uma nova estrutura de coordenação do desenvolvimento, que se estabeleceu no período pós-apoio geral ao orçamento do Estado e é um esforço conjunto para uma atenção acrescida ao diálogo sobre o desenvolvimento que visa, em termos gerais, assegurar maior impacto da assistência externa na redução da pobreza e um melhor alinhamento entre as políticas nacionais e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

Secções editoriais: