Delegação da União Europeia na República de Moçambique

UE reforça cooperação regional com 25 países africanos

Bruxelles, 11/02/2019 - 08:35, UNIQUE ID: 190211_1
Press releases

UE reforça cooperação regional com 25 países africanos
Bruxelas, 9 de fevereiro de 2019

O Comissário para Cooperação Internacional e Desenvolvimento, Neven Mimica, assina em Addis Ababa apoio adicional aos programas regionais para 25 países em África.

Nesta ocasião, o Comissário Mimica disse: "Os investimentos adicionais que estou a assinar hoje, no valor de 225 milhões de euros, reforçarão a criação de emprego e estabilidade nos países da África Oriental, Austral e Índica, ajudando a cumprir os compromissos da Aliança África-Europa".

O financiamento adicional da cooperação apoiará a integração económica e a criação de empregos, bem como fortalecerá o nexo entre desenvolvimento e segurança. Desenvolvimentos recentes na região geraram a necessidade de um apoio mais forte nessas áreas para superar os desafios crescentes, como o crescimento populacional, os efeitos adversos das mudanças climáticas, a fraca governação e os efeitos desestabilizadores do crime internacional.

Concretamente, estão previstas três novas acções destinadas a criar emprego e prosperidade na África Oriental e Austral (125 milhões de euros), bem como o desenvolvimento urbano costeiro (80 milhões de euros) e a segurança marítima na zona do Mar Vermelho (20 milhões de euros).

A assinatura das novas acções ocorre no contexto da visita oficial do Comissário Mimica à Etiópia, onde se encontrou com o Primeiro-Ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, o Presidente da União Africana, Moussa Faki, e o Presidente do Zimbabué, Emmerson Mnangagwa. Durante esta missão, a Comissão Europeia, a Comissão da União Africana e o Centro de Comércio Internacional (ITC) criaram o Observatório do Comércio da União Africana, um pilar fundamental da Área Continental de Comércio Livre de  África. O comissário Mimica também visitou a vizinha Eritreia a 8 de fevereiro, onde se encontrou com o presidente Afwerki.

Além disso, o Comissário Mimica assinou um reforço de 7 milhões de euros em financiamento bilateral com São Tomé e Príncipe.

Contexto

O Comissário Mimica assinou o apoio adicional às cinco organizações regionais abrangidas pelo programa regional: Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA), Comunidade da África Oriental (EAC), Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD), Comissão do Oceano Índico (COI) e Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Este orçamento adicional eleva a dotação financeira global do programa indicativo regional para 1490 milhões de euros para o período 2014-2020. Centra-se em três áreas prioritárias: integração económica regional; paz, segurança e estabilidade regional e gestão regional dos recursos naturais.

Os países abrangidos por este programa são: Angola, Botsuana, Burundi, Comores, Djibuti, República Democrática do Congo, Eritreia, Eswatini, Etiópia, Quénia, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Ruanda, Seychelles, Somália, Sudão do Sul, Sudão, Tanzânia, Uganda, Zâmbia e Zimbábue.

Para maiores informações:

IP/19/866

Press contacts:

General public inquiries: Europe Direct by phone 00 800 67 89 10 11 or by email

Languages:
Secções editoriais: