Delegação da União Europeia na República de Moçambique

Celebrações do Dia da Europa em Moçambique

31/05/2018 - 11:24
News stories

A Delegação da União Europeia em Moçambique organizou uma série de eventos durante o mês de Maio para celebrar o Dia da Europa em Moçambique.

A Delegação da União Europeia em Moçambique organizou uma série de eventos durante o mês de Maio para celebrar o Dia da Europa em Moçambique.

Para além da recepção diplomática do 9 de Maio, onde as grandes cantoras de ópera Moçambicanas, Stella Mendonça e Sonia Mocumbi interpretaram com mestria a Ode à Alegria para o deleite do público, realizámos um evento de dia inteiro no domingo, 13 de maio, na Escola Francesa de Maputo, com jazz ao vivo, DJs, delícias culinárias, desportos, diversão e atividades para crianças. O destaque do dia foi claramente o torneio de futebol entre quatro equipas do Governo, do Parlamento, diplomatas da UE e jornalistas, tendo o Parlamento arrecadado o primeiro prémio e os diplomatas ficaram com o título de vice-campeão.

No dia 17 de Maio, o nosso Embaixador falou sobre a Europa e os seus actuais desafios para os alunos da Escola Portuguesa de Maputo, onde foi recebido com um recital do hino europeu, belamente interpretado pela orquestra da escola.

No mesmo dia, fez-se também, a entrega dos prémios do Concurso de Jornalismo Investigativo sobre Direitos Humanos na sede do Sindicato Nacional dos Jornalistas. Este concurso, lançado este ano pela primeira vez pela Delegação, serviu para incentivar os jornalistas moçambicanos a informarem o público sobre a importância de respeitar os direitos humanos. O primeiro prémio foi atribuído a Armando Nhantumbo pelo seu excelente artigo "A triste sina de um povo amaldiçoado pelos rubis", no qual denuncia a violação dos direitos humanos na exploração de rubis no distrito de Montepuez, na província de Cabo Delgado.

Como parte do conhecido compromisso da UE com a promoção da cultura moçambicana, a UE também apoiou pela primeira vez o AZGO, o mais importante festival de música de Moçambique. Vários milhares de amantes da música e festeiros lotaram o campus da Universidade Eduardo Mondlane, onde, graças ao apoio da UE, o melhor cantoro de rap do Portugual, Valete, foi possível se apresentar ao público moçambicano. Com o objectivo de levar a música a todos, a Delegação da UE organizou um sorteio na sua página de Facebook para oferecer 15 bilhetes. O 8º Festival Azgo ocorreu de 16 a 19 de maio e contou com debates, workshops, exposições e atividades infantis das quais a UE também participou ativamente, além do aguardado show de 19 de maio, com espetaculares apresentações de 20 artistas nacionais e internacionais. A presença da UE no festival foi muito forte, com uma área de lounge patrocinada pela UE onde as pessoas podiam descansar entre os concertos e uma cabine de fotos onde as pessoas podiam tirar uma foto como recordação do festival.

O concerto começou com um salto de para-quedas no final da tarde, com o embaixador da UE, juntamente com dois colegas paraquedistas, orgulhosamente exibindo a bandeira da UE enquanto circulavam pelo céu antes de aterrar bem na frente do palco principal.

Languages:
Secções editoriais: