Delegation of the European Union to Mozambique

O programa FAO-UE FLEGT lança um concurso para propostas em Moçambique

Open
Services

O programa FAO-UE FLEGT lança um concurso para propostas em Moçambique

 

 

O programa FAO-UE FLEGT está actualmente a aceitar propostas de instituições governamentais, sociedade civil, comunidades, grupos locais e organizações do sector privado em Moçambique. Através deste programa estão disponíveis subvenções de até 110 000 USD para apoiar duas áreas temáticas:

 

1. Investigação, concepção e testagem de sistemas de rastreio de madeira em áreas estratégicas, tais como os corredores da Beira e de Nacala. As actividades destes projectos podem incluir, mas não se limitam às seguintes:

•                    Avaliação das práticas correntes de registo e rastreio de volumes de madeira.

•                    Avaliação da capacidade técnica e financeira e dos operadores florestais a serem incluídos num sistema de rastreio da madeira 

•                    Proposta de um sistema de rastreio de madeira incluindo o tipo de informação a ser registado, os recursos a serem usados e a inclusão dos vários intervenientes no sistema, entre outros aspectos.

•                    Execução de um projecto piloto para testar o sistema de rastreabilidade à escala de uma província ou de uma empresa produtora.

•                    Identificação de passos concretos para um sistema de rastreio em maior escala, incluindo identificação clara dos papéis e responsabilidades dos operadores e reguladores.

•                    Revisão de lições aprendidas e recomendações para implementação de um sistema de rastreio de madeira à escala nacional.

 

2. Formalização de Comités de Gestão de Recursos Naturais, monitoria e controlo da madeira oriunda das comunidades. As actividades destes projectos podem incluir, mas não se limitam às seguintes:  

•                    Análise crítica das barreiras para a formalização e registo dos Comités de Gestão de Recursos Naturais;

•                    Capacitação e assistência técnica para as comunidades e organizações da sociedade civil na monitoria, controlo e rastreio da madeira;

•                    Capacitação e apoio técnico aos Comités de Gestão de Recursos Naturais para a sua formalização.

 

Todos os candidatos elegíveis são convidados a apresentar propostas até 8 de junho de 2018. Para mais informação sobre como submeter candidaturas, pode consultar-se o documento em anexo sobre directrizes para propostas e formato de proposta nele contidas ou visitar ou website: http://www.fao.org/mozambique/news/detail-events/en/c/1128290/.

 

Para orientação e pedidos de informação específicos, pode contactar:

Carla Cuambe: carla.cuambe@fao.org

Anni Vuohelainen: anni.vuohelainen@fao.org

ou Mael Thibault: mael.thibault@fao.org

Editorial Sections: