Delegação da União Europeia na República de Moçambique

Moçambique: Membros do Parlamento Europeu e da ACP inteiram-se da situação humanitária em Cabo Delgado

04/11/2021 - 11:45
News stories

A missão de observação da Assembleia Parlamentar Conjunta ACP-UE foi uma oportunidade de reforço do diálogo e cooperação parlamentar como meios de promover acções necessárias à intensificação das relações, como o intercâmbio de conhecimento e de experiências, a troca de informações e de consultas mútuas tendo em vista uma coordenação mais efectiva da resposta aos desafios específicos da província de Cabo Delgado

 

Uma missão de observação da Assembleia Parlamentar Conjunta ACP-UE visitou Moçambique, com uma agenda focada na província de Cabo Delgado, para avaliar a realidade no terreno e reforçar uma abordagem conjunta nas vertentes humanitária, de promoção do desenvolvimento e de segurança face aos desafios actuais da província.

Chefiada pelo Deputado do Parlamento Europeu, Carlos Zorrinho, a missão de parlamentares europeus e da ACP interagiu, em Maputo, com os Embaixadores dos Países Membros da União Europeia em Moçambique, num encontro que abordou as formas de coordenação numa abordagem Equipa Europa.

Os parlamentares foram recebidos em audiência pela Presidente da Assembleia da Assembleia da República de Moçambique, Esperança Bias, para conversa que destacou aspectos prioritários da cooperação parlamentar ACP – EU – Moçambique, particularmente no contexto pós-Cotonou. Já em Cabo Delgado, a missão foi recebida em audiência pelo Secretário do Estado e pelo Governador da província, em acto que a visita e interação com as famílias deslocadas e acolhidas no Campo de Acomodação em Metuge, que acolhe 150 mil deslocados pela violência. Desde que eclodiu a violência extremista em Cabo Delgado, mais de 3100 pessoas morreram e outras mais de 800 mil deslocadas.

Em Metuge, o euro-deputado Carlos Zorrinho, transmitiu uma mensagem de esperança às famílias deslocadas e destacou os esforços visando assegurar as condições para que estas famílias regressem às suas zonas de origem e retomem o processo de desenvolvimento. Para este resultado, Zorrinho defendeu uma maior coordenação entre as instituições envolvidas na ajuda humanitária visando uma maior eficácia.

No compto geral, a missão de observação da Assembleia Parlamentar Conjunta ACP-UE foi uma oportunidade de reforço do diálogo e cooperação parlamentar como meios de promover acções necessárias à intensificação das relações, como o intercâmbio de conhecimento e de experiências, a troca de informações e de consultas mútuas tendo em vista uma coordenação mais efectiva da resposta aos desafios específicos da província de Cabo Delgado e não só. A Presidente da Assembleia d Republica, Esperança Bias, destacou, na ocasião, a importância de uma contínua diplomacia parlamentar entre a União Europeia, ACP e Moçambique.

Secções editoriais: