Delegation of the European Union to the Republic of Moldova

EEAS RSS Feeds

Displaying 1 - 10 of 124

21/2/2021 — blogue HR/VP — em 15 e 16 de fevereiro realizaram-se as cimeiras do G5 Sael e, posteriormente, de Pau +1 entre o G5 Sael e os seus parceiros internacionais. A conclusão é clara: as vitórias militares só serão duradouras se forem acompanhadas do restabelecimento do Estado e dos seus serviços básicos.

17.2.2021 – Blogue do AR/VP – Porque temos de investir no multilateralismo? Porque funciona. Hoje definimos o que a UE pode fazer para reforçar e modernizar o sistema mundial de regras e instituições de que todos dependemos.

Declaração conjunta do alto representante da UE/vice-presidente da Comissão Europeia, Josep Borrell, e da representante especial do secretário-geral das Nações Unidas para as crianças e os conflitos armados, Virginia Gamba, por ocasião do dia internacional contra a utilização de crianças-soldado

7.2.2021 — Blogue do HR/VP — Desloquei-me a Moscovo esta semana para determinar, mediante uma diplomacia baseada em princípios, se o Governo russo estava interessado em encontrar soluções para os nossos diferendos e inverter a tendência negativa que tem marcado as nossas relações. A reação que recebi aponta claramente para uma direção diferente. Assim, enquanto União Europeia teremos de refletir sobre as implicações mais vastas e traçar a via a seguir. Estamos hoje numa encruzilhada. Estão atualmente a ser desenhados os principais parâmetros da paisagem geopolítica do século XXI.

04/02/2021 — Blogue HR/VP — A convite da Fundação Robert Schuman apresentei, na segunda-feira passada, os principais temas sobre as quais trabalharemos este ano: atenuar as tensões na nossa vizinhança, organizar um novo começo com os Estados Unidos, reequilibrar as nossas relações com a China, pôr em prática o conceito da «autonomia estratégica» da UE e relançar o multilateralismo.

30/01/2021 - Blogue AR/VP - Em 1 de janeiro de 2021, o Brexit entrou plenamente em vigor e o Reino Unido passou a ser um «país terceiro». Muito embora o debate público tenhaincidido, sobretudo, nas consequências económicas do Brexit, devemos igualmente decidir como é que, a partir de agora, a UE e o Reino Unido vão poder cooperar em matéria de política externa e de segurança. Em 25 de janeiro, os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE debateram a questão e formularam orientações que tiveram como principal fio condutor a unidade da UE e os seus interesses.

25/01/2021- Blogue do AR/VP — Na semana passada, a Comissão Europeia adotou uma nova estratégia para reforçar o papel internacional do euro e aumentar a nossa resiliência perante sanções extraterritoriais unilaterais. Os domínios financeiro e económico são cada vez mais utilizados como instrumentos na concorrência internacional. Temos de reforçar a autonomia estratégica da UE nestes domínios.

22/01/2020 – Blogue do AR/VP – A tomada de posse de Joe Biden abre em boa hora um novo capítulo nas relações UE-EUA. Como assinalado pelo presidente Joe Biden, há muita coisa a reparar e a reconstruir, tanto no país como no estrangeiro. Mas este é sobretudo um momento de oportunidade. Nós, UE, estamos prontos a redinamizar a nossa parceria, tão importante nesta altura de transformações tumultuosas a nível mundial.

As vacinas são hoje a resposta aos desafios colocados pela pandemia de COVID¬ 19, que afetou negativamente a vida social e económica em todo o mundo.

15/01/2021 – Blogue do AR/VP – Há mais de dois meses que uma situação de conflito grassa na região de Tigré, na Etiópia. A situação é desesperada para a população local e o conflito está a desestabilizar a dinâmica criada tanto na Etiópia como em toda a região. A mensagem que transmiti aos dirigentes etíopes foi bem clara: estamos prontos a ajudar, mas, a menos que se permita o acesso dos prestadores de ajuda humanitária, a UE não pode dar ao Governo etíope o apoio orçamental previsto.

Pages