Delegation of the European Union to the Republic of Mauritius and to the Republic of Seychelles

Campanha mundial UE-UNICEF para capacitar as crianças e incentivá-las a fazerem ouvir a sua voz!

24/10/2019 - 17:03
News stories

A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança celebra 30 anos este ano, mas nem tudo são motivos para celebrar. Apesar do longo caminho percorrido desde o seu início, os direitos das crianças continuam a ser constantemente violados.

#TheRealChallenge EU-UNICEF global campaign to empower children

Por este motivo, a UNICEF e a UE decidiram unir forças este ano para lançar uma campanha conjunta denominada #TheRealChallenge. O principal objetivo é que as crianças e os adolescentes ao redor do mundo possam exprimir suas opiniões com relação aos seus próprios direitos e na sua própria língua. Esta campanha será lançada por quatro vídeos de curta duração que os adolescentes irão reproduzir com as suas próprias imagens. A campanha terá início em 25 de outubro e decorrerá, pelo menos, até 20 de novembro, data do aniversário da Convenção. Os vídeos terão um registo emotivo e pessoal e transmitirão a mensagem que, apesar de os direitos das crianças serem universais, não podem ser considerados como adquiridos.

A Convenção sobre os Direitos da Criança continua a ser o tratado da ONU mais ratificado e tem desempenhado um papel vital na melhoria da vida das crianças. No evento de alto nível na Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro, a Diretora Executiva da UNICEF, Henrietta Fore, e a Alta Representante da UE, Federica Mogherini, foram entrevistadas pelas crianças e jovens sobre os progressos realizados em matéria de direitos das crianças ao longo dos últimos 30 anos, sobre os novos desafios que as crianças enfrentam atualmente e com que serão confrontadas nos próximos anos, bem como sobre os compromissos concretos no sentido de continuar a promover, proteger e respeitar os direitos das crianças em todo o mundo.

«Creio que o #TheRealChallenge vai permitir que todas as crianças possam desfrutar de cada um dos seus direitos, independentemente da sua origem, da situação económica da sua família, ou do seu género», declarou Federica Mogherini nas Nações Unidas. Henrietta Fore, a diretora executiva da UNICEF, afirmou: «Há 30 anos que a Convenção sobre os Direitos da Criança tem vindo a melhorar a vida das crianças, mas subsistem desafios». Subsistem desafios reais para as crianças em todo o planeta e precisamos de aumentar a sensibilização para o facto de estes serem reais e inaceitáveis: as crianças são refugiadas, as crianças são recrutadas como soldados, as desigualdades persistem sob muitas formas, as crianças estão em risco de trabalho infantil, são vítimas de intimidação, em linha e fora; e as crianças estão a ser separadas das suas famílias contra a sua vontade e o seu superior interesse e estão a perder as suas casas.

Queres juntar-te a nós? #TheRealChallenge brevemente no TikTok!

UNICEF and the EU  #TheRealChallenge campaign