Delegation of the European Union to the Lao PDR

Embaixador da UE entrega oficialmente carta-resposta do Alto Representante da União Europeia à Ministra Macamo

09/10/2020 - 13:44
News stories

A carta chega em resposta à missiva do Governo de Moçambique à União Europeia, em Setembro último, na qual abordava a questão de Cabo Delgado e solicitava apoio para responder aos desafiosda violência extrema na província, no norte.

O Embaixador da União Europeia (UE), Antonio Sánchez-Benedito Gaspar, fez hoje a entrega oficial, à Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, da carta a ela endereçada pelo Alto Representante para a Politica Externa e de Segurança da União Europeia, Josep Borrell.

A carta chega em resposta à missiva do Governo de Moçambique à União Europeia, em Setembro último, na qual abordava a questão de Cabo Delgado e solicitava apoio para responder aos desafios impostos pela acção terrorista na província, logística para formação e treinamento técnico em diversas e específicas áreas, assim como assistência para lidar com os desafios de natureza humanitária, incluindo serviços médicos no Covid­-19.

Falando a jornalistas após a audiência com a Ministra Verónica Macamo, o Embaixador da EU confirmou “acabamos de entregar, e esta foi bem-recebida por Sua Excelência a Senhora Ministra, a carta do Alto Representante com uma resposta positiva relativamente à solicitação de fortalecer a capacidade do Governo de Moçambique para combater as ameaças e a violência terrorista no norte”.

Acrescentando, o Embaixador disse que "Moçambique é um grande parceiro da União Europeia, por isso continuamos a garantir apoio em áreas definidas como prioritárias, procurando assegurar resultados concretos, particularmente a assistência humanitária de emergência, o desenvolvimento do Norte e as questões de insegurança - esta é a tripla conexão da nossa acção”.

Durante a audiência, a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação e o Embaixador da UE notaram o alto nível de cooperação bilateral, politica e económica entre a UE e Moçambique, e expressaram prontidão para promover mais esta cooperação em áreas de interesse mutuo. 

Recordar que a União Europeia, trabalhando com outros parceiros, tem empreendido acções no contexto da reconstrução pós-ciclones e também da implementação do processo de paz e promoção da estabilidade em Moçambique e na região austral.

 

Editorial Sections: