#TheRealChallenge: empoderando milhões de crianças a falarem pelos seus direitos

19.11.2019

Milhões de jovens espalharam a mensagem sobre direitos da criança na contagem decrescente para o 30º aniversário da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança – graças a uma campanha conjunta entre a União Europeia e a UNICEF.

A campanha #TheRealChallenge foi lançada no mês passado na rede social TikTok com a ajuda de influenciadores na plataforma. Desde então, já conta com mais de 280 milhões de visualizações, 19.8 de milhões gostos e 1.2 milhões de partilhas, tendo alcançado audiência em 41 países até ao momento. 

Crianças e jovens partilharam e reagiram com pequenos vídeos que chamam a atenção para os efeitos da Convenção da ONU no seu dia-a-dia e mostram como os direitos das crianças continuam a ser violados regularmente em todas as partes do mundo.

 

#TheRealChallenge é uma campanha sobre crianças por crianças. As crianças são os atores reais por detrás desta campanha, expressando os seus direitos na sua própria linguagem no lugar onde debatem e se encontram virtualmente.

 

Os vídeos de 15 segundos focam-se em quatro temas importantes e problemas que afetam as vidas das crianças. Eles cobrem:

 

  • União Familiar - Chama a atenção para o facto de existirem crianças que são retiradas dos seus lares contra a sua própria vontade/interesse.
  • Bullying - Demonstra que milhões de crianças sofrem de bullying todos os dias.
  • Igualdade - Foca-se na desigualdade de oportunidades que existe entre raparigas e rapazes.
  • Trabalho infantil - Demonstra que milhões de crianças são forçadas a trabalhar em vez de viverem a sua infância.

 

TikTok, uma das redes sociais mais populares entre os jovens, incentiva os utilizadores a recriarem um vídeo original e a fazerem duetos com as músicas. Até ao momento, estes jovens já criaram 51,000 conteúdos ligados à campanha e ao hashtag da UE-UNICEF.

 

Ao mesmo tempo que #TheRealChallenge celebra as conquistas da Convenção da ONU, que se mantém o tratado mais ratificado em matéria de direitos humanos até hoje, a campanha também chama a atenção para as áreas onde as suas provisões podem ser melhor aplicadas.

 

“Temos a responsabilidade conjunta de assegurar que cada criança tem o sentido de pertença à sua comunidade, um papel a desempenhar. Este empoderamento é vital”, disse a Alta Representante da UE, Federica Mogherini, na última Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), em Setembro de 2019.

O trabalho da União Europeia e da UNICEF não pára com a campanha #TheRealChallenge. Ainda que, ao longo de 30 anos, a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança tenha contribuido para melhorar a vida de muitas crianças, os desafios persistem. A União Europeia e a UNICEF vão, em conjunto, continuar a proteger e a promover os direitos da criança em todo o mundo – para que nenhuma criança seja deixada para trás.


Veja também

Xavier Cifre Quatresols
Press Officer for Foreign Affairs and Security Policy
+32 (0)2 29 73582
+32 (0)460 75 51 56