União Europeia e UNICEF entregam equipamento de protecção pessoal em apoio à luta contra a Covid19 em Moçambique

29.05.2020

Hoje, 29 de Maio, União Europeia e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) fizeram a entrega ao Ministério da Saúde de diverso equipamento de protecção essencial para os trabalhadores de saúde na linha da frente do combate à covid19 em Moçambique, nesta primeira fase de resposta de emergência.

A remessa de material que chegou a Moçambique nesta quinta-feira, compõe-se de 134.000 máscaras cirúrgicas, 11.000 máscaras faciais ou viseiras, 30.000 macacões, 192 termómetros sem contacto e 600 óculos de protecção, material a ser distribuido por diversas unidades médidas pelo país.

Durante a entrega, o Ministro da Saúde de Moçambique, Dr Armindo  Thiago, afirmou que "a segurança dos profissionais de saúde moçambicanos durante a resposta ao COVID-19 é de suma importância. Esses bravos homens e mulheres que incansavelmente e com grande risco e sacrifício pessoal se envolvem na luta contra essa pandemia merecem a melhor proteção possível”.

Já o Embaixador Antonio Sánchez-Benedito Gaspar disse: “a UE está confiante de que esses equipamentos vão garantir que médicos, paramédicos e enfermeiros estejam seguros e também possam continuar a trabalhar na resposta à covid19 de forma eficaz".

A Dra Djamila Cabral, Representante da Organização Mundial da Saúde em Moçambique destacou a prioridade que é “proteger os profissionais de saúde e fortalecer as capacidades do sistema de saúde para responder a esta  pandemia. Com esses suprimentos cruciais, estamos a dar um importante passo à frente na resposta do governo e será necessário que todos os parceiros do sector da saúde garantam acesso igual para toda a população a diagnósticos, tratamento e uma potencial vacina, uma vez desenvolvida”.

Two men exchanging an object

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em nome da Unicef, parceria da União Europeia nesta acção, a Dra Katarina Johansson, Representante interina em Moçambique disse ser "importante esta remessa de equippamentos pois ajuda a enfrentar os riscos directos à saúde, os aspectos de prevenção e controle de infecções do COVID-19. No entanto, também estamos muito preocupados com o impacto significativo na saúde secundária que esta crise terá sobre as crianças por causa das  interrupções dos serviços de saúde materna, de recém-nascidos e de saúde regulares”, disse, destacando o apoio contínuo e consistente da UE e de outros parceiros para enfrentar esta crise.

Recordar que a UE lançou uma resposta global muito ambiciosa ao COVID-19, mobilizando mais de € 15 biliões (20 biliões, incluindo contribuições do Banco Europeu de Investimento e dos Estados-Membros) para apoiar parceiros em todo o mundo. Moçambique beneficiará de um pacote de 110 milhões de euros, destinado a atender às necessidades imediatas do setor de saúde e ao impacto económico da pandemia a médio prazo.