Prêmio União Europeia distingue projeto na área dos Direitos das Crianças

19.09.2019

Você é uma Organização da Sociedade Civil (OCS) brasileira engajada na promoção e proteção dos direitos da criança? Você tem um projeto em andamento que contribui para a causa do direitos das crianças no Brasil? Você tem uma voz ativa na conscientização dos direitos das crianças? Se sim, então você está convidado a participar da segunda edição do “Prêmio Direitos Humanos da União Europeia”, com lançamento em 20 de Setembro de 2019.

Com esta iniciativa, a União Europeia no Brasil  procura  reconhecer, incentivar e dar visibilidade a um projeto em andamento, realizado por uma OSC brasileira que atue no espírito da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança de 1989. Com este prêmio, a União Europeia e os seus Estados Membros ressaltam o compromisso e o empenho pelo pleno respeito aos direitos humanos, com foco especial nos direitos da criança.O prêmio consiste em uma viagem temática à União Europeia durante a qual um representante da OSC vencedora se reunirá com funcionários públicos e contrapartes da sociedade civil europeia que realizam atividades relacionadas ao campo dos direitos humanos onde a OSC vencedora atue.Esta premiação insere-se nas comemorações dos 30 anos da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança. A União Europeia está empenhada em defender uma política em prol da democracia e dos direitos humanos baseado nos seus princípios fundadores de liberdade, democracia, respeito pelos direitos humanos, pelas liberdades fundamentais e pelo Estado de Direito. As questões dos direitos humanos estão integradas em todas as políticas e programas da UE. O Brasil é um parceiro estratégico da UE neste campo de atuação. Diálogos a níveis Ministeriais ocorrem anualmente, procurando promover entendimentos mútuos no mais alto nível.O júri será composto pelo Embaixador da UE no Brasil, pelo Representante do UNICEF no Brasil e pelos Embaixadores dos Estados membros da União Europeia no Brasil.O prêmio será entregue nos primeiros dez dias do mês de dezembro de 2019, por ocasião do 30º aniversário da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança e no âmbito do Dia Internacional dos Direitos Humanos.Em anexo encontram-se as informações sobre a nota conceitual do Prêmio de Direitos Humanos da União Europeia; o seu regulamento; o formulário de candidatura e a carta de motivação.

Mais informações em:•    https://eeas.europa.eu/delegations/brazil_pt•    https://www.facebook.com/delegacaouebrasil/

Aguardamos a sua candidatura. Participe!União Europeia no Brasil

 

Informação adicional

 

Gostaríamos de aclarar que na nota conceitual do Prêmio de Direitos Humanos 2019 na parte onde se menciona : "Podem se inscrever Organizações da Sociedade Civil formalmente constituídas com mais de 3 anos no Brasil, que não sejam financiadas pela União Europeia ou seus Estados Membros", deve se entender que podem ser propostos : "Projetos sobre os direitos da criança que não sejam financiados pela União Europeia ou seus Estados Membros e executados por OSCs formalmente constituídas com mais de 3 anos no Brasil ".