Delegation of the European Union to Jamaica, Belize, Turks and Caicos Islands, Bahamas and the Cayman Islands

A AECP fornece assistência à operação "Seydouba Camara" organizada pela Comissão Sub-Regional das Pescas

Guine-Bissau, 26/11/2021 - 14:38, UNIQUE ID: 211126_8
Press releases

De 20 a 25 de novembro de 2021, no âmbito do programa PESCAO financiado pela UE, a Agência Europeia de Controlo das Pescas (EFCA) prestou assistência técnica à operação de controlo conjunto "Seydouba Camara" organizada pela Comissão Sub-Regional das Pescas (SRFC), um organismo regional de pesca com sede em Dakar (Senegal) que reúne 7 países da África Ocidental e visa melhorar a gestão sustentável dos recursos haliêuticos na região.

A operação cobriu as águas da Guiné-Bissau, Guiné Conacri e Serra Leoa, com o centro de coordenação do SRFC sediado em Conacri, Guiné. O navio da marinha senegalesa "Fouladou", transportando inspetores de pesca dos três países intervenientes, bem como barcos de patrulha locais participaram na operação que durou 6 dias. Os peritos da AECP também participaram remotamente, dadas as circunstâncias atuais relacionadas com a pandemia de covid-19, fornecendo análises e referências cruzadas de dados de VMS, AIS e imagens de satélite.

 

"Seydouba Camara" é a 9ª operação conjunta realizada no âmbito do programa PESCAO financiado pela UE, na qual a AECP participa fornecendo assistência técnica ao SRFC e ao Comité das Pescas do Golfo da Guiné Centro-Oeste (WCGFC), sediado em Tema (Gana), bem como aos seus Estados Membros.

O programa PESCAO visa, entre outros objetivos, melhorar a governação regional das pescas na África Ocidental, a fim de combater a pesca ilegal e manter os recursos haliêuticos em bom estado de conservação numa região do mundo onde a pesca continua a ser uma das principais fontes de proteínas e meios de subsistência.

 

"A operação conjunta SRFC de controlo da pesca "Seydouba Camara" que teve lugar na Guiné-Bissau, Guiné e Serra Leoa foi um verdadeiro sucesso. A AECP orgulha-se de ter contribuído para esta operação conjunta para dissuadir a pesca ilegal, apesar do contexto da pandemia de covid-19", disse Susan Steele, Directora Executiva da AECP.

Editorial Sections: