Delegation of the European Union to Guinea

EEAS RSS Feeds

Displaying 1 - 10 of 74

O alto representante/vice-presidente Josep Borrell, apoiado pelo SEAE, pela Comissão e pelas delegações da UE em todo o mundo, está a dirigir os trabalhos destinados a reforçar a coordenação entre os Estados-Membros para ajudar os cidadãos da UE que estão atualmente retidos fora da UE.

A COVID¬ 19 redefinirá o nosso mundo. Ainda não sabemos quando é que a crise terminará. Contudo, podemos estar seguros de que, quando tal acontecer, o nosso mundo será muito diferente. Até que ponto o será, vai depender das escolhas que fizermos hoje.

Vejam a minha mensagem vídeo sobre o surto e a resposta da UE, nomeadamente sobre os nossos esforços para coordenar o repatriamento de milhares de cidadãos europeus retidos no estrangeiro.

Na Europa e no mundo, todos os pensamentos estão centrados em ações destinadas a combater o surto de coronavírus e a atenuar os efeitos da crise. A União Europeia trabalha em todas as frentes para apoiar esses esforços. É possível consultar as informações mais recentes no sítio Web da Comissão Europeia dedicado a esta questão. Aproveitamos esta oportunidade para agradecer a todos aqueles que, em qualquer parte do mundo, estão a trabalhar incansavelmente para conter a pandemia e prestar cuidados de saúde às pessoas que deles necessitam.

Por ocasião do Dia Mundial das Organizações Não Governamentais, que se comemora em 27 de fevereiro, a União Europeia felicita as organizações da sociedade civil pelo seu contributo fundamental para a promoção dos direitos humanos, da boa governação, da democracia e do Estado de direito.

O Reino Unido deixa hoje a União Europeia, tornando­‑se, assim, um país terceiro. Lamentando embora a decisão do Reino Unido de deixar a nossa União, respeitamos inteiramente a sua escolha e estamos prontos a ir em frente.

 

A União Europeia (UE) e o Conselho da Europa opõem-se veementemente ao recurso à pena de morte em qualquer momento e em qualquer circunstância. A pena de morte é uma punição cruel, desumana e degradante que viola o direito à vida. A pena de morte significa vingança e não justiça, e a sua abolição contribui para reforçar a dignidade humana.

A Alta Representante/Vice-Presidente, Federica Mogherini, apresentou o terceiro relatório intercalar sobre a aplicação da estratégia global da União Europeia, «A estratégia global da UE na prática — três anos volvidos, um olhar para o futuro», que será debatido pelos Ministros dos Negócios Estrangeiros e pelos Ministros da Defesa da UE no âmbito do Conselho dos Negócios Estrangeiros que terá lugar em 17 de junho de 2019, no Luxemburgo. O relatório analisa os progressos alcançados durante os últimos três anos, desde o momento em que estratégia global foi apresentada, em junho de 2016, em cinco domínios prioritários — a segurança da União, a resiliência estatal e social a leste e a sul, a abordagem integrada dos conflitos e das crises, as ordens regionais de cooperação e uma governação mundial adaptada ao século XXI — e fornece orientações possíveis para os próximos anos.

Pages