Delegação da União Europeia na Guiné-Bissau

CERIMÓNIA DA PRIMEIRA PEDRA - LANÇAMENTO DO EDIFÍCIO DA SEDE DA CIPA E DA FISCAP

Brussels, 09/10/2020 - 19:02, UNIQUE ID: 201009_10
Press releases

Em 02/10 a Chefe de Delegação da UE, Sónia Neto, assistiu à cerimónia de "primeira pedra" de lançamento das futuras sedes do Centro de Vigilância das Pescas Bissau-Guineense (FISCAP) e do Centro de Investigação Pesqueira (CIPA) no Porto de Pesca Artesanal de Alto Bandim/Bissau.

Para além do Ministro das Pescas, S.E. Malam Sambú que acolheu o evento, a cerimónia contou com a presença de vários membros do Governo de Nuno Nabiam, em particular o Ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares, o Ministro do Interior, o Ministro da Defesa e Liberdade dos Combatentes da Pátria e o Ministro do Ambiente e Biodiversidade, num sinal evidente da importância dada ao sector das pescas pelas autoridades públicas bissau-guineenses.

No decurso dos seus discursos, tanto o representante da PM como o Ministro Sambú sublinharam a ligação especial e importante que se estabeleceu, desde há muito tempo, entre a República da Guiné-Bissau e a União Europeia no sector das pescas, em particular através do Acordo de Pesca (15. 6 MEUR/ano, incluindo 4 MEUR/ano de apoio sectorial do orçamento da UE, excluindo as taxas dos armadores dos EM) e seus protocolos associados, mas também expressou o desejo de ir muito além do quadro actual, nomeadamente com vista a favorecer os investimentos privados da UE para apoiar o desenvolvimento económico do sector das pescas e as cadeias de valor associadas na Guiné-Bissau.

Languages:
Secções editoriais: