Delegation of the European Union to The Gambia

EEAS RSS Feeds

Displaying 1 - 10 of 188

No Dia Internacional das Forças de Manutenção da Paz das Nações Unidas, homenageamos os inúmeros homens e mulheres, muitos deles jovens, destacados para as operações de paz das Nações Unidas em todo o mundo, dando especial relevo àqueles e àquelas que perderam a vida para preservar o nosso futuro.

O Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento é um dia especial, um dia em que se comemora a multiplicidade das maneiras como a arte torna as nossas vidas mais ricas, quer sob a forma de música quer de poesia quer de dança ou de cinematografia, isto é, numa variedade infinita de formas. Esta ocasião é também uma oportunidade para aprofundar o nosso conhecimento dos valores da diversidade cultural.

02/05/2021 – Blogue do AR/VP – Na véspera do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, faço questão de reafirmar o meu empenho (e o empenho da UE) na liberdade dos meios de comunicação social, que infelizmente sofreu um rude golpe em muitos países durante a pandemia de COVID¬ 19. Tendo crescido numa ditadura, sei o quão frágeis e preciosos são para a democracia o acesso aberto à informação e a liberdade de expressão.

25/04/2021 – Blog do AR/VP - Esta semana desloquei-me à Mauritânia, ao Chade e ao Mali, para me encontrar com as autoridades destes países, reafirmar o empenhamento total da Europa e chamar a atenção para a necessidade de alcançar mais resultados concretos em matéria de segurança como o retorno do Estado de direito e dos serviços públicos.

20/4/2021 – Blogue do AR/VP– A tensão monta rapidamente na Ucrânia e na região. No Conselho dos Negócios Estrangeiros, enviámos um sinal claro do nosso apoio coletivo à soberania e integridade territorial da Ucrânia face ao destacamento militar da Rússia e às suas incessantes ações negativas e provocações.

18.4.2021 – Blogue do AR/VP – A crise da COVID-19 continua a alterar o equilíbrio de poderes a nível mundial. As novas previsões económicas do FMI mostram que a recuperação está em curso, embora subsistam incertezas. No entanto, as disparidades entre os países emergentes e em desenvolvimento, por um lado, e as economias avançadas e a China, por outro, são preocupantes. A UE também corre sérios riscos de ser ultrapassada pelos EUA e a China, se não desenvolver políticas ativas para o evitar.

11.4.2021 - Blogue do AR/VP – O mundo está horrorizado com o sangrento golpe militar perpetrado em Mianmar e com os relatos de mais de 80 mortos em Bago na passada sexta-feira. Estamos atualmente a lançar uma forte iniciativa diplomática, em estreita coordenação com parceiros que partilham os nossos valores. Contudo, a concorrência geopolítica em Mianmar torna difícil encontrar um plano de entendimento comum, travar a violência e assegurar o regresso à democracia.

03/04/2021 – Blogue do AR/VP - A situação humanitária na região etíope de Tigré continua a ser muito grave. Este conflito ameaça também desestabilizar todo o Corno de África. Solicitei a Pekka Haavisto, ministro dos Negócios Estrangeiros da Finlândia, que se desloque à Etiópia para reiterar os nossos pedidos ao governo e avaliar a situação. Para a UE, a principal prioridade é ajudar a pôr termo às violações dos direitos humanos na região de Tigré e restabelecer a paz na Etiópia.

31/03/2021 – Blog do AR/VP – O conflito da Síria é uma tragédia que dura há dez anos e ainda não chegou ao fim. É por isso que temos de continuar a mobilizar apoio internacional para o povo sírio. Alcançámos este objetivo com a quinta «Conferência de Bruxelas sobre o futuro da Síria e da região», que se realizou esta semana, e gerou 5,3 mil milhões de euros de novos compromissos. Mas também temos que renovar a procura de uma solução política para a crise.

30/03/2021 – Blogue do AR/VP – Na semana passada, o Conselho Europeu deu início ao que poderá ser um novo capítulo nas relações entre a UE e a Turquia. Os líderes da UE estão dispostos a abrir vias de cooperação importantes, como a modernização da União Aduaneira, o relançamento dos diálogos de alto nível e dos contactos interpessoais, bem como o reforço da cooperação em matéria de gestão da migração.

Pages