Delegation of the European Union to The Gambia

Angola acolhe novo projecto de apoio às incubadoras de negócios e ao empreendedorismo

Luanda, 08/11/2021 - 13:50, UNIQUE ID: 211108_8
Press releases

No dia 9 de Novembro de 2021, pelas 17h, terá lugar, nas instalações da Delegação da União Europeia, em Luanda, a assinatura conjunta do acordo de implementação do Projecto de apoio às incubadoras e empreendedorismo. O acordo será assinado pela Embaixadora da União Europeia em Angola, Jeannette Seppen, e pelo Vice-Presidente da International Finance Corporation para Africa, Sérgio Pimenta, em presença de convidados do Governo de Angola, entre outros.

Segundo a Embaixadora da União Europeia, Jeannette Seppen, o projecto será “um alicerce fundamental para o estabelecimento de parcerias constructivas entre vários actores que permitirá estimular a criação de empregos decentes para todos”.

A componente deste programa regional para Angola contará com 5 milhões de Euros destinados a apoiar o empreendedorismo ao longo de cerca de 56 meses e em concreto duas incubadoras de negócio relacionadas com os sectores de finanças e tecnologia e ainda com o sector agroindustrial – produção avícola.

O programa será implementado em quatro países africanos, Angola, Etiópia, Madagáscar e Somália, com uma dotação financeira de 23 milhões de Euros. Um dos principais objectivos da intervenção é fomentar o emprego e a sustentabilidade económica, em linha com a Agenda 2030 e a Aliança África Europa para o desenvolvimento sustentável e o emprego, criando para o efeito parcerias sociais e económicas com os países africanos. Este novo projecto de apoio às incubadoras de negócios permitirá criar cadeias de valor e melhorar o acesso ao mercado, especialmente para jovens empreendedores e mulheres empreendedoras.

A União Europeia trabalha em parceria com o Governo de Angola para reforçar o sector privado, propiciar a criação de empregos e melhorar o ambiente de negócios, de forma a orientar a economia para além do sector petrolífero e gerar empregos e valor acrescentado para o país. A União Europeia financia actualmente diversos programas, nomeadamente de apoio às actividades geradoras de rendimento no sector cultural, de apoio ao comércio e às exportações, de reforço do sector privado através da facilitação do financiamento para as Médias e Pequenas Empresas, entre outros.

Secções editoriais: