Delegation of the European Union to Gabon, Sao Tomé-et-Principe and CEEAC

Graças à Iniciativa COVAX, o arquipélago de São Tomé e Príncipe prepara-se para vacinar a sua população contra a Covid-19

05/03/2021 - 22:14
News stories

São Tomé e Príncipe, 5 de março de 2021 – Entre março e junho, a Iniciativa COVAX vai entregar 96.000 doses de vacinas a São Tomé e Príncipe, o que permitirá ao Governo lançar a sua campanha de vacinação contra a COVID-19.

Este fornecimento é feito ao abrigo da Iniciativa COVAX, financiada maioritariamente pela “Equipa Europa” – ou seja, a União Europeia, os seus Estados-Membros e o Banco Europeu de Investimento –, com o objetivo de acelerar o acesso equitativo aos instrumentos de luta contra a COVID-19. Este apoio permitirá ao Governo santomense vacinar 20% da população, segundo um calendário operacional a divulgar pelas autoridades nas próximas semanas.



« A “Equipa Europa” está mais uma vez empenhada em participar num gesto de solidariedade global, e faz votos para que estas vacinas ajudem a fortalecer a saúde da população e a conter a pandemia em 92 países, incluindo São Tomé e Príncipe », declarou S.E. Rosário BENTO PAIS, Embaixadora da União Europeia no Gabão e para São Tomé e Príncipe.



“Em plena Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, a Equipa Europa voltou a demonstrar um compromisso sem precedentes com os cidadãos de São Tomé e Príncipe, e estou certo de que esta campanha terá um grande impacto de contenção da pandemia ”, afirma Rui Fernando Sucena do Carmo, Embaixador de Portugal em São Tomé.



São Tomé e Príncipe é, assim, um dos novos países a beneficiar da Iniciativa Covax.



Face à dimensão global da epidemia e num esforço para acelerar a entrega de vacinas a países de baixo e médio rendimento, a União Europeia, com os seus Estados-Membros e o Banco Europeu de Investimento, aumentou a sua contribuição financeira para 2,2 mil milhões de euros, tornando-se o maior doador a nível mundial da COVAX. Esta decisão está em conformidade com as palavras da Presidente da Comissão Europeia, Ursula VON DER LEYEN, que declarou na Cimeira do G7: « No ano passado, como parte da nossa resposta global contra o coronavírus, comprometemo-nos a garantir o acesso universal às vacinas em todo o mundo, para todos aqueles que delas necessitam. A Iniciativa COVAX é a que melhor nos permite atingir esse objetivo ».



Salientamos que a Iniciativa COVAX é co-liderada pela Gavi, Aliança para a Vacinação, pela Coligação para Inovações em Preparação para Epidemias (CEPI), pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela UNICEF. O seu objetivo é acelerar o desenvolvimento e o fabrico de vacinas COVID-19 e garantir o acesso justo e equitativo de 20% da população às mesmas, fornecendo 1,3 mil milhões de doses a 92 países de baixo e médio rendimento, até ao final de 2021.



Para mais informações, por favor queira contatar:

Albert LOSSEAU

Adido de Cooperação da UE em São Tomé e Príncipe

Email: Albert.LOSSEAU@eeas.europa.eu

Aminata TOURÉ MATA,

Encarregada de Informação e Comunicação

Delegação da União Europeia no Gabão, para São Tomé e Príncipe e a ECCAS

Email: Aminata.TOURE-MATA@eeas.europa.eu

Editorial Sections: