Delegation of the European Union to Gabon, Sao Tomé-et-Principe and CEEAC

São Tomé e Príncipe acolhe no dia 3 de novembro o Diálogo de Alto Nível, com o tema “Reforma do Estado ou Transformação do Estado?” apresentado pela Luísa Diogo, por via Zoom, e transmitido em direto via Facebook

Brussels, 30/10/2020 - 09:37, UNIQUE ID: 201030_4
Press releases

Os diálogos iniciam às 10h00 de São Tomé e Príncipe com as intervenções de “Enquadramento e visão” do Vice-Presidente da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe, Senhor Deputado Levy Nazaré, da Representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no país, Senhora Katarzyna Wawiernia, e da Embaixadora da Europeia no Gabão para São Tomé e Príncipe e a CEEAC, Senhora Rosário Bento Pais.

Os Diálogos de Alto-Nível debruçam-se sobre o impacto socioeconómico da pandemia COVID-19 na governação económica e sistemas de gestão das finanças públicas nos PALOP e Timor Leste. Como administrar recursos escassos mantendo as funções primordiais do Estado e a implementação de políticas públicas? | Como é que os atores estatais e não estatais devem exercer o seu papel no ecossistema de gestão das finanças públicas num mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo (VICA)? São estes os pontos de partida para uma série de 10 diálogos organizados pelo Pro PALOP-TL ISC em resposta ao impacto socioeconómico da pandemia COVID-19 nos seis países beneficiários do Programa, os PALOP e Timor-Leste.

PDF iconnota_de_imprensa301020dialogo_de_alto_nivel_luisa_d-stp.pdf
Para fazer face aos desafios das mudanças transformacionais que as instituições nacionais terão de operar para responder à atual crise de saúde pública e ao impacto socioeconómico da pandemia, o Pro PALOP-TL ISC convidou duas personalidades e pensadores de alto nível, com influência de alcance global, Luísa Diogo, antiga Primeira Ministra de Moçambique, e Paulo Gomes, membro do Conselho de Administração do Fundo Especial da União Africana contra o COVID-19, com mais de 25 anos de experiência no setor público e privado.


Uma Liderança com direção, alinhamento e compromisso (DAC) para um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo é o eixo em torno do qual irão decorrer os debates, nos quais os dirigentes e fazedores de políticas dos 6 países terão a oportunidade de problematizar e analisar as especificidades dos seus próprios contextos e delinear respostas e soluções para os complexos desafios de mudanças nos programas e orçamentos do governo e no modus operandi das várias instituições nacionais. A sessão será também transmitida online via Facebook, permitindo assim a inclusão de todos os cidadãos.

Sobre Pro PALOP-TL ISC Fase II
Pro PALOP-TL ISC (FASE II) - Programa para a Consolidação da Governação Económica e Sistemas de Gestão das Finanças Públicas nos PALOP e Timor Leste tem como objetivo a melhoria da governação económica nos PALOP-TL. O Programa resulta da Parceria Estratégica entre a UE|PNUD, e conta com o financiamento da União Europeia em 7,7 milhões de Euros, administrados diretamente pelo PNUD.

A ação enquadra-se nos esforços #TeamEurope da União Europeia em resposta à COVID-19 e no plano de resposta do PNUD a médio prazo ao impacto da pandemia COVID-19 nos PALOP e Timor Leste.

Para mais informações, contatar: Ricardo Godinho Gomes, Gestor do Pro PALOP-TL ISC ricardo.g.gomes@cv.jo.un.org | Ana Cristina Vaz, Oficial de Comunicação e Visibilidade do Pro PALOP-TL ISC: +238 260 9653 / +351 927 126 669, ana.vaz@cv.jo.un.org | Elisabete Azevedo-Harman, Especialista para a área Parlamentar e para a Promoção da Governação Inclusiva, Transparente e Participativa do Pro PALOP-TL ISC, elisabete.azevedo.harman@cv.jo.un.org | Unidade gestão do Programa - UGP Propaloptl - ugppropaloptl@undp.onmicrosoft.com

Editorial Sections: