Delegation of the European Union to Gabon, Equatorial Guinea, Sao Tomé-et-Principe and CEEAC 

Clima, paz e segurança: é tempo de agir

21/06/2018 - 11:55
Conferências e convençõesSéries temáticas

Dez anos após o primeiro relatório histórico da UE sobre as alterações climáticas e a segurança, a alta representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Federica Mogherini, organizará o evento de alto nível “Clima, paz e segurança: é tempo de agir”, a 22 de junho, em Bruxelas. O evento de alto nível reunirá ministros, deputados, destacadas personalidades internacionais, grupos de reflexão e a sociedade civil a fim de realçar as atuais e as novas ameaças decorrentes das alterações climáticas, analisar os progressos realizados nas ligações essenciais ao nível estratégico e operacional entre clima e segurança e ponderar opções para fazer avançar a ação. Pode participar e seguir todas as discussões utilizando as etiquetas # # climadiplo united4climate e

climate, security

O evento é inspirada na abordagem integrada da Estratégia Global da UE em relação ao risco e segurança, e no nosso compromisso de redobrar esforços para acompanhar e agir sobre as causas profundas dos conflitos. Toma por base as Conclusões do Conselho de 26 de fevereiro de 2018 para “realçar a importância crescente de fazer face aos efeitos desestabilizadores e aos riscos das alterações climáticas e a reafirmar o empenhamento da UE e dos seus parceiros em desenvolver ações rápidas e ambiciosas neste domínio”. Para além disso, complementa o trabalho em curso em matéria de clima e segurança do Grupo do G7 sobre clima e fragilidade, da Planetary Security Initiative e das Nações Unidas. O evento é financiado ao abrigo do Instrumento de Parceria da União Europeia, que visa promover os interesses fundamentais da União, e dar resposta a desafios mundiais, como as alterações climáticas.

O evento de alto nível será inaugurado pela AR/VP, Federica Mogherini, seguindo-se duas rondas temáticas de debate interativo entre ministros/oradores de alto nível em torno dos seguintes dois temas:

1. O multilateralismo indispensável: a responsabilidade partilhada de preparar

Será analisado o tema da responsabilidade partilhada na resposta aos riscos climáticos a nível nacional e a nível mundial, com base nos princípios de um multilateralismo renovado e reforçado. Serão examinados diferentes tipos de desafios para abordar as causas e a forma como se manifestam os riscos em matéria de segurança climática em diferentes partes do mundo. Os participantes debruçar-se-ão sobre a forma como o perfil político da relação clima e segurança pode ser elevado, valorizado e reforçado no âmbito de um sistema de governação a vários níveis.

2. Tratar as causas e os sintomas em conjunto: integrar a ação em matéria de clima, segurança e desenvolvimento

Será analisado o tema do clima, da segurança e do desenvolvimento como os três lados de um triângulo de políticas inteligentes de género. Ao sublinhar a importância de uma atuação integrada, examina as opções disponíveis a diferentes níveis para abordar os riscos em matéria de segurança climática, tanto da perspetiva da ação climática como da perspetiva da prevenção de conflitos. Os participantes debruçar-se-ão sobre a melhor forma de valorizar e reforçar os sistemas de alerta precoce.

 

O evento será coberto nas redes sociais pelo SEAE com as etiquetas #united4climate #climadiplo.

Será publicado nesta página um vídeo com os destaques e um resumo do evento, logo após a sua realização.

 

 

Registration for the event is now closed

 

 

22/06/2018

Europa Room - Palais d'Egmont
Place du Petit Sablon n°8

1000 Bruxelles
Belgium

Editorial Sections: