Mocambique: Parceiros de Cooperação para o Desenvolvimento discutem impacto da COVID19

19.06.2020

A União Europeia e os Estados Unidos da América, na sua qualidade de co-presidentes da Plataforma dos Parceiros de Cooperação, lideraram as intervenções no encontro em cerca de 40 participantes discutiram o impacto da Covid-19.

Realizou-se em Maputo o 2º Fórum de Cooperação para o Desenvolvimento que reuniu os parceiros  e o governo de Moçambique para discutir questões relacionadas com a crise da pandemia COVID-19.

Em representação do governo estiveram presentes os Ministros da Economia e Finanças, dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, da Indústria e Comércio, e da Saúde, bem como o Governador do Banco Central. A União Europeia e os Estados Unidos da América, na sua qualidade de Co-presidentes da Plataforma dos Parceiros de Cooperação, lideraram as intervenções dos cerca de 40 participantes.

Neste âmbito, foram abordadas questões ligadas ao impacto económico e social da pandemia no país, incluindo as questões macroeconómicas, a protecção social, as medidas de mitigação a adoptar assim como o apoio dos parceiros para fazer face à crise.

O encontro decorreu num ambiente franco e cordial, tendo os Parceiros de Cooperação manifestado sua disponibilidade em apoiar os esforços do governo para fazer face não só à propagação da COVID-19 como também às medidas de mitigação dos seus impactos para a população. Os Parceiros de Cooperação salientaram a necessidade de coordenação entre os diferentes poderes e instituições na gestão da pandemia.

O governo de Moçambique agradeceu o apoio que os Parceiros de Cooperação têm prestado ao país no combate à pandemia e expressaram a sua intenção de utilizar os recursos recebidos de forma eficiente, responsável e transparente. O governo reiterou a revisão em baixa da previsão de crescimento do PIB de 4% para 2.2%, antevendo que esta contracção venha a ter um efeito severo sobre as contas nacionais.

Os Parceiros de Cooperação anunciaram que os vários países e agências presentes em Moçambique têm diversas iniciativas em curso e planeadas, visando apoiar o país a fazer face à COVID-19. Estas são avaliadas de momento em aproximadamente 667 milhões de dólares norte-americanos, incluindo alguns desembolsos que se espera venham a ter lugar para além do ano em curso.

Este foi o segundo Fórum de Cooperação para o Desenvolvimento, tendo o primeiro ocorrido em Dezembro último, no âmbito da Parceria Renovada de Diálogo entre os parceiros e o Governo de Moçambique.