Conferência de solidariedade internacional sobre a crise dos refugiados e migrantes na Venezuela

18.10.2019

A União Europeia, juntamente com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e a Organização Internacional para as Migrações, coorganizará a Conferência de solidariedade internacional sobre a crise dos refugiados e migrantes na Venezuela, que decorrerá em Bruxelas em 28 e 29 de outubro.

Estima-se que, até à data, aproximadamente 4,5 milhões de venezuelanos tenham abandonado a Venezuela em resultado da turbulência política, da instabilidade socioeconómica e da crise humanitária no seu país.

A comunidade internacional está ativamente envolvida no apoio aos países de acolhimento que suportam os encargos da crise dos refugiados e migrantes. O acesso à documentação e às medidas de permanência legal está a ser facilitado, estando a ser fornecida ajuda de emergência e bens de primeira necessidade para dar resposta a necessidades urgentes em matéria de abrigo, cuidados de saúde e alimentos. Além disso, estão a ser envidados esforços para garantir o acesso à educação e a outras formas de apoio destinadas a promover a inclusão dos refugiados e dos migrantes nas comunidades que os acolhem.

A Conferência internacional de solidariedade é organizada com o objetivo de mobilizar apoio para dar resposta à crise dos refugiados e migrantes, bem como de manifestar a solidariedade da comunidade internacional para com os países de acolhimento afetados.

 

 

 


Veja também

-
Rue de la Loi 170, Brussels, B-1000