Exposição de fotografia “HOMO URBANUS EUROPEANUS" em MAputo ate 11 de Junho

26.05.2021

A exposição é parte das actividades alusivas à celebração da Semana da Europa 2021 e da programação cultural da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia em Moçambique. Está aberta ao público e com entrada livre até 11 de Junho de 2021, no Camões - Centro Cultural Português em Maputo.

A Delegação da União Europeia em Moçambique e o Camões – Centro Cultural Português em Maputo inauguram, a 19 de Maio de 2021, a exposição de fotografia intitulada “HOMO URBANUS EUROPEANUS”, uma selecção de obras do fotógrafo francês Jean-Marc Caracci.

Em “HOMO URBANUS EUROPEANUS”, Jean-Marc Caracci apresenta imagens a preto e branco de capitais europeias. Os habitantes urbanos e o seu ambiente foram o mote que levou este fotógrafo francês a percorrer todas as capitais europeias e a registar momentos inéditos e muito peculiares que relacionam o cidadão com a arquitetura e urbanismo e se distinguem de outras fotografias tradicionais de espaços icónicos e turísticos que habitualmente são associadas a estas cidades.

Exhibition room

Nesses termos, expressou-se o Embaixador da União Europeia em Moçambique, Antonio Sánchez-Benedito gaspar: “a série Homo Urbanus Europeanus é centrada no Ser Urbano Europeu, com o autor destas imagens a percorrer sua câmera sobre paisagens urbanas de cidades europeias, destacando espaços icónicos e momentos únicos de interação, consciente ou desapercebida, entre o homem e a sua cidade. A presença humana destacada em cada imagem, captada de forma peculiar, confere ao espaço uma beleza inesperada”.

O olhar atento e muito particular de Caracci permite ao público viajar pela Europa, contemplar a sua diversidade e imaginar um discurso particular em cada uma das imagens apresentadas nesta mostra organizada para Maputo.

Exhibition hall

A série “HOMO URBANUS EUROPEANUS,” que tem sido muito apreciada internacionalmente já foi apresentada em mais de 50 exposições, em mais de 27 países diferentes.

A exposição, que é parte das actividades alusivas à celebração da Semana da Europa 2021 e da programação cultural da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia em Moçambique, estará patente ao público até 11 de Junho de 2021, de segunda a sábado, entre as 11h00 e as 17h30, com entrada gratuita.