“Meio Ambiente: é urgente agir” : Regulamento do Concurso de Diplomacia Verde para Jovens 2020

09.10.2020

​​​​​​​A União Europeia no Brasil organiza, pelo segundo ano, um concurso para atribuir o Prêmio Diplomacia Verde a jovens que pretendam ser protagonistas na mudança para um futuro mais sustentável, verde e inclusivo. Além disso, em 2020, a União Europeia atribuiu o título de Capital Verde da Europa à cidade de Lisboa. Por esse motivo, o concurso é organizado em cooperação com a Embaixada de Portugal no Brasil.

Regulamento do Concurso de Diplomacia Verde para Jovens 2020

“Meio Ambiente: é urgente agir”

A União Europeia no Brasil organiza, pelo segundo ano, um concurso para atribuir o Prêmio Diplomacia Verde a jovens que pretendam ser protagonistas na mudança para um futuro mais sustentável, verde e inclusivo. Além disso, em 2020, a União Europeia atribuiu o título de Capital Verde da Europa à cidade de Lisboa. Por esse motivo, o concurso é organizado em cooperação com a Embaixada de Portugal no Brasil.

 

Este ano, nosso prêmio de diplomacia verde adquire uma importância particularmente significativa. O mundo inteiro ainda está lutando para superar o desafio da pandemia do COVID-19, e a UE lançou um pacote abrangente para uma recuperação verde, sustentável e inclusiva pós-pandemia. Cidades como Lisboa fornecem inúmeros exemplos de melhores práticas, que inspiram ações futuras para superar os desafios socioeconômicos e ambientais levantados por esta epidemia sem precedentes.

O regulamento do prêmio explica as condições de participação.

Artigo 1. Objeto do concurso

No contexto da campanha Lisboa Verde 2020, por ocasião da atribuição do prêmio “Capital Verde da Europa 2020” pela União Europeia, abrimos a competição verde para a juventude (de 18-25 anos), intitulada "O meio ambiente: é urgente agir".

Essa iniciativa inscreve-se na diplomacia climática e visa sensibilizar os jovens para a necessidade de cuidar do ambiente em que vivemos, ainda mais em tempos de pandemia do COVID-19, em que o respeito pelo meio ambiente torna-se mais importante do que nunca.

 

Artigo 2. O que estamos procurando?

Vídeos criados para dispositivos digitais, com duração máxima de 2 minutos, que comuniquem sobre projetos/ações realizados com efeitos ecológicos positivos e tangíveis, ou seja: projetos e ações que sejam verdes, sustentáveis e inclusivos, que já estejam em curso e que se destinam a melhorar o meio ambiente.

Os temas de projetos ou ações que buscamos são inspirados em linhas de ação da Lisboa Verde:

1. soluções verdes e sustentáveis para áreas urbanas;

2. crescimento verde, sustentável e inclusivo, e inovação ecológica;

3. adaptação às mudanças climáticas;

4. gestão de resíduos;

5. proteção dos oceanos (linha especial apoiada pela Embaixada de Portugal no Brasil)

Os resultados do concurso serão anunciados nas mídias sociais para alcançar o máximo de público possível.

 

Artigo 3. Seleção dos Vencedores

1. Serão atribuídos cinco prêmios para os melhores projetos de cada um dos cinco temas listados no artigo 1 desse regulamento (um prêmio para cada tema).

2. Os melhores projetos serão selecionados por um Júri composto por representantes da Delegação da União Europeia no Brasil, da Embaixada de Portugal, de outros Estados-membros da União Europeia no Brasil, e de um representante da sociedade civil.

3. Os membros do Júri atuam e decidem, de maneira objetiva, independente e definitiva, sobre a concessão dos prêmios, levando em consideração, entre outros, os seguintes critérios:

  1. Valor do projeto em inspirar a proteção do meio ambiente por meio de seu exemplo positivo. A projeto deve sensibilizar e despertar emocionalmente o público, a fim de enfatizar a importância dos temas do concurso (artigo 2).

 

  1. Impacto do projeto em um ou nos demais temas apresentados no artigo 2, incluindo a divulgação, promoção e defesa do meio ambiente.

 

  1. Inovação do projeto: pode o projeto ser considerado inovador no contexto da sua aplicação?

 

  1. Qualidade técnica do vídeo e criatividade artística na realização do mesmo.

 

 

Artigo 4. Prêmios

Os cinco prêmios para os melhores projetos selecionados para cada tema são:

1. 3 (três) Notebook Dell

2. 1 (um) Ipad 7ª geração, 128 GB WI-FI + 4G, Tela Retina 10,2” Bluetooth, Câmera de 8 MP, Cor Cinza Espacial (prêmio especial da Embaixada de Portugal e Camões – Centro Cultural Português em Brasília, destinado à linha Oceanos)

3. 1 (uma) Câmera Canon EOS Rebel T6

Os vencedores habitantes em outras cidades brasileiras (fora de Brasília) receberão também os bilhetes aéreos para a cerimônia de premiação em Brasília, sendo 1 (um) bilhete por projeto vencedor, para 1 (uma) pessoa, com ida e volta no mesmo dia.

Data estimada para a premiação: semana 5 de abril 2021.

 

Artigo 5. Procedimento de apresentação de projetos

1. Somente será aceita 1(uma) proposta por participante.

2. Os projetos finais devem ser enviados por e-mail até o dia 28 de fevereiro de 2021, para o seguinte endereço de correio eletrônico: delegation-brazil-political@eeas.europa.eu.

Os projetos devem ser acompanhados de descrição do projeto/ação, duração e avaliação do impacto do projeto para o meio ambiente e para as populações (anexo 1).

Nenhum projeto apresentado após a data de encerramento indicada será aceito.

3. A decisão sobre os vencedores será tomada até o dia 15 de março de 2021.

4. Formato de apresentação de projetos/ações ecológicas:

a.  Um vídeo realizado em português, especificamente para os fins do Concurso, com duração máxima de 2 minutos, em formato para aplicações móveis.

b. Especificações técnicas: o vídeo ou clipe deverá ter a qualidade de 1920x1080 pixels, e estar em um dos formatos aceitos pelo Windows Media Player:

  • Windows Media formats (.asf, .wma, .wmv, .wm)
  • Windows Media Metafiles (.asx, .wax, .wvx, .wmx, wpl)
  • Microsoft Digital Video Recording (.dvr-ms)
  • Windows Media Download Package (.wmd)
  • Audio Visual Interleave (.avi)
  • Moving Pictures Experts Group (.mpg, .mpeg, .m1v, .mp2, .mp3, .mpa, .mpe, .m3u)
  • Musical Instrument Digital Interface (.mid, .midi, .rmi)
  • Audio Interchange File Format (.aif, .aifc, .aiff)
  • Sun Microsystems and NeXT (.au, .snd)
  • Audio for Windows (.wav)
  • CD Audio Track (.cda)
  • Indeo Video Technology (.ivf)
  • Windows Media Player Skins (.wmz, .wms)
  • QuickTime Movie file (.mov)
  • MP4 Audio file (.m4a)
  • MP4 Video file (.mp4, .m4v, .mp4v, .3g2, .3gp2, .3gp, .3gpp)
  • Windows audio file (.aac, .adt, .adts)
  • MPEG-2 TS Video file (.m2ts)
  • Free Lossless Audio Codec (.flac)

 

c. Para o envio de sua proposta/vídeo para o Concurso Diplomacia Verde 2020 utilize o Google Drive no Gmail, OneDrive no e-mail do Outlook ou Dropbox no e-mail do Yahoo.

Artigo 6. Obrigações dos vencedores

Ao aceitar o prêmio, o vencedor concorda que o seu produto final seja utilizado pela União Europeia e as Embaixadas dos países membros para promoção e divulgação do prêmio nas redes sociais, assim como as atividades que desenvolvem.

Artigo 7.  Das considerações finais

As datas definidas neste Regulamento podem ser alteradas e, nesse caso, serão informadas em tempo hábil.

O presente Regulamento ficará à disposição dos interessados no site eletrônico da Delegação da União Europeia no Brasil  - site.

As questões não previstas neste Regulamento serão resolvidas pela Comissão Julgadora.

As solicitações de esclarecimentos adicionais deverão ser formalizadas até 06/11/2020 pelo e-mail: delegation-brazil-political@eeas.europa.eu com esta indicação no assunto do e-mail: Concurso da Diplomacia Verde 2020.

Anexo I – Cronograma indicativo

09/ 10/ 2020 

Lançamento do prêmio e divulgação do regulamento

06/ 11/ 2020

Data limite para envio de perguntas dos candidatos interessados

27/ 11/ 2020

Data limite para envio e publicação das respostas às perguntas recebidas

31/ 01/ 2021

Data limite de entrega das candidaturas

28/ 02/ 2021

Nova data limite de entrega das candidaturas após prorrogação

Abril 2021

Por ocasião da celebração de Lisboa Capital Verde da Europa 2020, o trabalho dos vencedores será apresentado em uma recepção em homenagem aos vencedores, bem como nas redes sociais da Delegação da União Europeia no Brasil e da Embaixada de Portugal. 

 

Anexo 1 – Formulário para preencher:

Nome e sobrenome

 

Data de nascimento

 

Título de projeto

 

Especificações técnicas do produto final

 

 

Resumo do projeto

(até 500 palavras)

 

Efeito do projeto para o meio ambiente

(até 500 palavras)