Delegation of the European Union to Colombia

Declaração da AR/VP, Federica Mogherini, por ocasião do Dia Internacional da Democracia

Bruxelles, 26/09/2017 - 15:10, UNIQUE ID: 170915_43
Statements by the HR/VP

Declaração da AR/VP por ocasião do Dia Internacional da Democracia

Celebramos hoje o Dia Internacional da Democracia. Para a União Europeia e para os nossos Estados­‑Membros, este dia é uma oportunidade para celebrar mais de 60 anos de paz, estabilidade, solidariedade e desenvolvimento económico assentes em princípios democráticos, em direitos e liberdades fundamentais e no Estado de direito. Temos muito orgulho nestas conquistas.

Ao mesmo tempo, a democracia é um processo contínuo que tem de ser cultivado cuidadosamente. As nossas democracias nem sempre são perfeitas. Mas a essência da democracia é isso mesmo: estar consciente das nossas falhas e perceber que nunca nada está garantido para sempre. Por isso é que precisamos de exercer um cuidado constante e ter uma atitude crítica e vigilante. Precisamos de continuar a melhorar a governação democrática e a desenvolvê­‑la a partir das bases, com a participação de todos os cidadãos. Só assim poderemos enfrentar os desafios dos dias de hoje, em que os acontecimentos mundiais e a imprevisibilidade das instituições têm posto à prova a visão da nossa União como um espaço livre e aberto.

A União Europeia continua empenhada nas reformas democráticas nos países vizinhos e para além deles, trabalhando em conjunto com os governos nacionais e a sociedade civil numa parceria genuína e aberta. Continuamos a ser um líder mundial na realização de Missões de Observação Eleitoral, às quais reservamos 45 milhões de euros por ano, bem como na prestação de assistência eleitoral, tendo financiado projetos num valor superior a 180 milhões de euros em 39 países parceiros nos últimos três anos. Desde o ano passado, a União Europeia realizou 10 Missões de Observação Eleitoral e 18 Missões de Peritos Eleitorais em todos os continentes, à exceção da região da OSCE.

O apoio à democracia é também um investimento na segurança da nossa União e dos nossos cidadãos. Através da estratégia global para a política externa e de segurança da UE, confirmámos o nosso investimento no projeto europeu de defesa de uma ordem mundial assente em regras, construída pela força e os valores da democracia.

A democracia está intimamente ligada à promoção da paz, da justiça social e do respeito da dignidade humana em todo o mundo. A União Europeia continuará a promover princípios democráticos, tanto a nível interno como a nível mundial. Só assim podemos dar continuidade ao trabalho dos nossos pais e mães fundadores em prol da Europa.

Secções editoriais: