Projeto REGULARIZA AMAZÔNIA- lança edital para contratação de consultor para aprimoramento de plataforma gerenciadora de dados geoespaciais.

24.06.2021
Brussels

Projeto financiado pela Delegação da União Europeia no Brasil, em cooperação com o Incra, busca consultor de curto prazo para  desenvolvimento de ferramentas para estruturar plataforma para manutenção de banco de dados geoespacial do Incra.

 O objetivo geral da consultoria é tornar mais rápido e eficiente o processo de coleta e processamento de dados do INCRA, referentes à regularização fundiária, à criação e destinação de assentamentos de reforma agrária e reconhecimento de territórios quilombolas.

A consultoria  vai aprimorar a plataforma gerenciadora de dados geoespaciais (banco de dados PostgreSQL e GeoNode) atualmente em uso.
 
O GeoNode é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Geoespacial de Código Aberto (Open Source Geospatial Content Management System) 
Trata-se de uma aplicação e plataforma web para desenvolver um Sistema de Informação Geospacial (SIG) e também  para  implantação de uma infraestrutura de dados espaciais. 
É uma plataforma que permite ser estendida, modificada e pode ser integrada a plataformas já existentes. 

O prazo para envio de propostas é 28 de Junho de 2021. 

Para se candidatar o(a) consultor(a) deve ter :

Nível superior completo na área de Tecnologia da Informação, experiência mínima de 6 anos em projetos de desenvolvimento utilizando metodologia ágil, experiência com desenvolvimento de aplicação especializada no tratamento de geoinformação.

Além disso, o  candidato deve possuir experiência em desenvolvimento de aplicações utilizando:

- linguagem de programação Python: desenvolvimento WebGIS; (mínimo de 6 anos)

-Framework de desenvolvimento Django com GeoDjango;

-Banco de dados PostgreSQL com extensão espacial PostGIS;

-Bibliotecas Javascript para Webmapping (Openlayers);

-Servidor de mapas MapProxy/Mapnik, Geoserver ou Mapserver;

-Bibliotecas GDAL, OGR, Proj4;

-Servidor web Nginx;

-Versionamento de código-fonte. 

Para maiores informações acesse o termo de referência de consultoria (link)

https://www.gov.br/incra/pt-br/assuntos/noticias/uniao-europeia-lanca-edital-de-contratacao-de-consultor-para-aprimoramento-de-plataforma-de-dados-geoespaciais
Cooperação internacional  

O Regulariza Amazônia faz parte de uma ampla iniciativa de cooperação técnica da União Europeia para melhorar a governança fundiária em países da África, Ásia e América do Sul. No Brasil, o projeto teve início em 2017 e é conduzido pelo Incra. A duração é de quatro anos. 

O referido projeto tem como objetivo ampliar a emissão dos títulos em terras públicas da Amazônia Legal, aumentando a segurança jurídica da região e contribuir para a redução do desmatamento.

O governo brasileiro e a União Europeia consideram a regularização fundiária essencial para a redução dos conflitos fundiários, da grilagem e do desmatamento ilegal, contribuindo, portanto, para o desenvolvimento regional e a conservação da Floresta Amazônica.