#GenerationRestoration para fazer as pazes com a natureza... #ZeroPollution, a solução?

05.06.2021

Há demasiado tempo que estamos a explorar e a destruir os ecossistemas do nosso planeta. Cada três segundos no mundo desaparece uma superfície de floresta do tamanho de um campo de futebol. A poluição põe em risco os ecossistemas e causa uma perda de biodiversidade como nunca antes. O Dia Mundial do Ambiente é comemorado apenas um dia depois da edição de 2021 da Semana Verde Europeia, constituindo uma oportunidade para reunir as pessoas a fim de tentar descortinar soluções e medidas concretas para combater a poluição de uma vez por todas, tornando realidade a ambição de um ambiente sem poluição e sem substâncias tóxicas.

Nas últimas semanas, na perspetiva do Dia Mundial do Ambiente, a natureza tem estado na ordem do dia, começando com uma semana completa consagrada à biodiversidade, constituída pelo Dia Mundial das Abelhas, o Dia Europeu da Rede Natura 2000, o Dia Mundial da Biodiversidade, o Dia Mundial das Tartarugas, o Dia Europeu dos Parques, seguida pela Semana Verde Europeia e, na semana seguinte, pelo Dia Mundial dos Oceanos.

A Semana Verde Europeia, #EUGreenWeek, é a maior conferência anual da Europa sobre a política ambiental, reunindo participantes dos governos, da indústria, de organizações não governamentais, do meio académico e dos meios de comunicação social com vista a um intercâmbio único de ideias e boas práticas para proteger o nosso planeta. Este ano, a Semana Verde Europeia decorreu virtualmente entre 31 de maio e 4 de junho.

A cooperação internacional pode constituir um importante contributo para salvaguardar as pessoas, o planeta e a prosperidade, tal como previsto no Pacto Ecológico Europeu. Para assegurar um planeta saudável para todos, o Pacto Ecológico Europeu insta a UE a monitorizar melhor, comunicar, prevenir e reparar a atmosfera, a água, os solos e os produtos de consumo, bem como a poluição, entre outras coisas. O plano de ação para a poluição zero na água, no ar e no solo visa definir uma visão para a ambição de poluição zero no contexto mais vasto da transição ecológica, salientando o facto de que a redução da poluição deve decorrer paralelamente à consecução dos nossos objetivos em matéria de neutralidade climática e de biodiversidade e contribuir para transformar a UE numa economia limpa e circular. Mas como será um mundo sem poluição? A #EUGreenWeek (ligação externa) procurou abordar vários aspetos relacionados com esta questão.

https://twitter.com/EU_ENV/status/1399250459857149955

Dê uma vista de olhos aos eventos e atividades da Semana Verde Europeia que decorreram em toda a UE e não só, para ver a forma criativa como as questões ambientais estão a ser tratadas e como uma ação a nível local pode fazer a diferença!

Dia 1 - Chegou a altura de pensarmos no mundo que queremos

A sessão de abertura da #EUGreenWeek expôs os desafios e as futuras oportunidades de um mundo sem poluição, proporcionando novas perspetivas sobre a forma como a investigação e as atividades orientadas para os cidadãos nos domínios do ar, da água e do solo podem contribuir para um futuro sem poluição. A importância da saúde e do bem-estar geral na sequência da pandemia de COVID-19, da limpeza das praias e da segurança alimentar, figura entre os eventos do primeiro dia.

Saiba mais sobre o primeiro dia da #EUGreenWeek

Dia 2 - Imaginar um mundo sem poluição

É possível imaginar um mundo sem poluição? Esta pergunta foi o mote do debate que decorreu no segundo dia da Semana Verde da UE.

 

«É evidente que a atividade humana tem consequências negativas noutras formas de vida. A poluição ameaça a sobrevivência de mais de um milhão de espécies vegetais e animais, quer na terra quer no mar [...] Estamos determinados a fazer face a este desafio através do Pacto Ecológico Europeu.» Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia

 

A segunda sessão debruçou-se sobre os desafios e as oportunidades relacionados com a redução da poluição, sublinhando a forma como a perspetiva de uma «poluição zero» afeta positivamente todas as esferas da sociedade. Os participantes debateram as relações entre o ambiente e a saúde humana e a forma de aliviar a pressão sobre a biodiversidade na perspetiva da COP15 sobre a diversidade biológica (ligação externa). Na ordem do dia figuraram também a comunicação e a técnica da narrativa como formas de inspirar bons hábitos e mudanças comportamentais. Andar de bicicleta e o reaproveitamento foram alguns dos bons hábitos que estiveram em foco nesse dia!

Para mais informações, dê uma olhadela aos eventos do Dia 2

Dia 3 - Muita energia positiva!

A meio da semana, assistiu-se à apresentação dos Prémios Life (Vida), atribuídos aos projetos mais inovadores, inspiradores e eficazes financiados pela UE no domínio do ambiente e da ação climática.

https://twitter.com/EU_ENV/status/1400044172455907329

Os projetos premiados foram:

  • Vencedor do prémio LIFE Ação Climática de 2021: LIFE FORECCAsT (França), que visa ajudar os gestores florestais do parque natural regional do Haut-Languedoc a pôr em prática estratégias de adaptação às alterações climáticas.
  • Vencedor do prémio LIFE Ambiente de 2021: LIFE REUSING POSIDONIA (Espanha), que preconiza a utilização de ervas marinhas secas como forma de isolamento térmico eficaz e barato em habitações sociais.
  • Vencedor do prémio LIFE Proteção da Natureza de 2021: LIFE ENERGY (República Eslovaca), cuja equipa impede as aves de colidirem com as linhas elétricas graças à instalação de desviadores de voo.

O público também votou a favor do seu projeto favorito para o Prémio dos Cidadãos, escolhendo TARTALIFE (Itália), que ajudou a reduzir o número de tartarugas marinhas capturadas em redes de pesca em 15 zonas costeiras italianas.

Clique aqui para ver mais eventos do Dia 3

Dia 4 - Rumo às zero emissões líquidas

Um dos destaques do quarto dia foi o documentário sobre a poluição dos oceanos causada pelos plásticos, intitulado Trapped by Plastic, seguido de um estimulante debate.

Remote video URL

A ordem de trabalhos, muito preenchida e inspiradora, incluiu igualmente sessões sobre quem deve pagar a poluição, reflexões sobre a iniciativa da UE do Novo Bauhaus Europeu para edifícios sustentáveis e uma série de eventos: webinário sobre 5G/para além da 5G; debates sobre como assegurar que o digital esteja ao serviço do Pacto Ecológico (de que forma a inovação digital pode contribuir para uma agricultura mais inteligente e uma agricultura de precisão), o turismo de poluição zero e um desafio de bicicleta «Rumo às zero emissões líquidas».

Man ridding a bike in the field

 

Veja quais foram as várias atividades do Dia 4

Dia 5 - Trabalhar juntos para um futuro sem poluição

O último dia da #EUGreenWeek incidiu sobre algumas das conclusões da semana. Os participantes tiveram a oportunidade de assistir a uma conversa entre Frans Timmermans (vice-presidente executivo da Comissão responsável pelo Pacto Ecológico Europeu) e Virginijus Sinkevičius (comissário responsável pelo Ambiente, Oceanos e Pescas). Ambos salientaram a forma como a ambição de poluição zero é uma componente fundamental do Pacto Ecológico Europeu e um dos principais motores da transição ecológica. Mas a principal mensagem a retirar é a importância da ação coletiva e das iniciativas de base, tal como demonstrado pela ampla participação ao longo desta semana:

Cuidar do planeta e tomar medidas não é apenas para especialistas, mas para todos.

Uma caneta fabricada a partir de beatas, garrafas biodegradáveis à base de algas, uma esponja de lavar loiça à base de plantas, roupa em segunda mão, vegetação urbana... curioso? Eu sim...

Clique aqui para satisfazer a sua curiosidade sobre o último dia da #EUGreenWeek!

E, por último, mas não menos importante, hoje é o Dia Mundial do Ambiente!

No Dia Mundial do Ambiente, faça uma viagem à volta do mundo e visite projetos financiados pela UE que visam o consumo e a produção sustentáveis, promovendo o empreendedorismo ecológico e as práticas circulares.

Clique no mapa que figura mais abaixo para analisar o ponto da situação de 168 ações ecológicas: ações em curso e concluídas que beneficiam o ambiente. E veja estas histórias de casos nacionais (ligação externa) sobre a transição para uma economia circular ou descarregue ideias para reprodução.

World map

 

Esteja atento a este espaço para mais informações sobre o apoio da UE a switch2green


Veja também