Delegation of the European Union to Central African Republic

EEAS RSS Feeds

Displaying 1 - 10 of 174

No Dia Mundial da Água de 2021, celebramos toda a diversidade de formas sob as quais beneficiamos da água nas nossas vidas. Estamos decididos a dar à água o seu devido valor e a preservar eficazmente um recurso que é de todos.

O tema deste ano gira em torno do "valor da água". Não podemos esquecer que o acesso à água potável e ao saneamento são necessidades e direitos humanos básicos, fundamentais para a dignidade de cada um. Ao mesmo tempo, a água é um recurso compartilhado e um ecossistema crítico e é na sua utilização que assentam vários setores da economia.

A água tem significados diferentes para pessoas diferentes em diferentes contextos. Este ano, o Dia Mundial da Água pretende destacar o significado da água para as pessoas, o seu verdadeiro valor e a forma de proteger melhor este recurso vital. Ao divulgarmos toda a diversidade de formas sob as quais beneficiamos da água nas nossas vidas, estamos a dar¬ lhe o devido valor e a lutar para preservar eficazmente um recurso que é de todos.

21/3/2021 — blogue do AR/VP — Passou um ano desde o lançamento da operação naval da UE IRINI. Em 18 e 19 de março, visitei o quartel¬ general da IRINI em Roma, a base aérea de Sigonella e um dos nossos quatro navios que se encontram no mar — o FSG Berlin. A minha visita surge num momento crucial para a Líbia e para os esforços internacionais de apoio à busca da paz: começamos a assistir a uma fase mais promissora.

O racismo continua a ser uma expressão de ódio que tem de ser combatida à escala planetária. Por ocasião do Dia Internacional contra a Discriminação Racial, a UE salienta uma vez mais o seu compromisso para com a eliminação do racismo, da discriminação racial, da xenofobia e da intolerância que lhes está associada. Mas os compromissos têm de se traduzir sempre em atos. Foi por isso que a UE convocou uma Cimeira contra o Racismo, para construir uma União verdadeiramente antirracista.

20/03/2021 – Blogue do AR/VP – 2020 foi o ano da pandemia que mudou profundamente o nosso mundo. Este livro com o título "European foreign policy in times of COVID¬ 19" relata os principais acontecimentos até ao final de 2020, faz uma reflexão sobre o seu significado e contribui para o debate em torno da evolução do papel da Europa a nível mundial. Fazer política é fazer escolhas e o futuro da UE é aquilo que fizermos dele.

16/03/2021 – blogue do AR/VP – Nos debates sobre a política externa da UE, os conceitos fundamentais a que é frequentemente feita referência são o multilateralismo e a multipolaridade. Foi novamente esse o caso, quando recentemente participei na Conferência Interparlamentar. Pareceu¬ me boa ideia expor a minha perceção desses conceitos e a forma como se relacionam entre si.

12/03/2021 – Blogue do AR/VP – A mudança do centro de gravidade mundial para a região do Indo- Pacífico começou há anos, mas a pandemia está a acelerᬠla. Nós, União Europeia, temos de analisar as consequências em termos geopolíticos e geoeconómicos e definir a nossa postura em relação ao Indo¬ Pacífico. Temos grandes interesses em jogo na região e um contributo a prestar para manter uma ordem regional aberta e assente em regras.

10/03/2021 – Blogue do AR/VP – Recentemente, Valdis Dombrovskis, vice-presidente executivo da Comissão Europeia, apresentou ao Colégio de Comissários uma nova estratégia comercial. A política comercial da UE pode ser um importante instrumento de política externa: devemos mobilizar o nosso poder comercial para defender os interesses e valores da UE e construir uma forma de globalização mais justa e sustentável.

07/03/2021 – Blog do AR/VP – Na última sexta¬ feira, visitei Nicósia para reiterar o forte apoio da UE ao reatamento das conversações com vista à resolução da questão de Chipre. Este é um momento crucial: O secretário¬ geral das Nações Unidas, António Guterres, convocará uma reunião informal em Genebra, a realizar entre 27 e 29 de abril, na esperança de encontrar bases comuns para negociar uma solução duradoura para esta questão.

02/03/2021 – Blogue do AR/VP – O último Conselho Europeu debateu a parceria renovada com os nossos vizinhos do Sul do Mediterrâneo por mim proposta, na minha qualidade de alto representante da União, em conjunto com a Comissão Europeia. Os desafios económicos, sociais, ecológicos e de segurança com que a região se vê confrontada foram ainda mais exacerbados pela epidemia de COVID-19. Enfrentá-los juntos é uma aposta essencial para a nossa política externa.

Pages