THIS CONTENT HAS BEEN ARCHIVED

Praia acolhe a reunião do Comité de Pilotagem do Programa Go-wamer

17.01.2017
Text

 

Praia, 17 de Janeiro de 2017 – O Comité de Pilotagem do Programa Go-wamer (Governação, políticas de gestão de recursos marinhos e redução da pobreza na Região WAMER), órgão de orientação e formulação de políticas, realiza a sua 5ª reunião, nesta quarta-feira, 18 de Janeiro, no Hotel Praia-Mar, Cidade da Praia, pelas 09h00.

 

O Programa Go-wamer, de caracter regional, tem como objectivo contribuir para a redução da pobreza e para o reforço da segurança alimentar das comunidades costeiras e eco região WAMER (West African Marine Ecoregion), através da melhoria da governança e da promoção de adopção de boas praticas em matéria de utilização sustentável e durável dos recursos marinho e costeiros na eco-região WAMER. O Programa GO-WAMER (Cabo Verde, Gambia, Guiné Bissau, Guiné Conacry, Mauritania e Senegal) tem um orçamento de 10,5 milhões de euros e é co-financiado pela União Europeia (9,950 milhões de euros) e pelo PNUD (550 000 euros), para um período inicial de quatro anos.

 

Este encontro anual, precedido pela reunião do comité técnico que aconteceu nos dias 16 e 17 de Janeiro, constitui uma oportunidade chave para : i) avaliar o nível de implementação dos compromissos assumidos pelos parceiros do programa aquando da realização do ultimo Comité de Pilotagem, que teve lugar Dakar em Abril de 2016, e que foram formalizados nos planos de trabalho anuais (PTA); ii)discutir em conjunto melhorias a serem introduzidas na  programação e na execução do Programa e iii) discutir os conteúdos e adoptar planos de trabalho anuais, nacionais, e regionais  para 2017.

 

Em Cabo Verde o Programa GO-WAMER contribuiu para resultados de grande alcance a nível da gestão dos recursos marinhos e costeiros. Para além de outras iniciativas implementadas destacam-se a instalação de quatro dispositivos de Concentração de Peixes, no quadro de um projecto anterior, nas localidades de Cidade Velha e Porto Mosquito com o objectivo de aumentar o seu tempo de vida útil, promover a gestão sustentável dos recursos marinhos e melhorar a qualidade de vida das comunidades piscatórias. Igualmente foi adquirida uma pequena embarcação – vedeta - destinada à fiscalização da Área Marinha Protegida de Santa Luzia. Destaca-se ainda a realização de dois estudos, um sobre a comercialização e distribuição dos produtos da pesca e sobre a qualidade do pescado fresco no mercado nacional para responder às exigências do consumidor em termos de qualidade. Para reforçar as capacidades da sociedade civil, nomeadamente, ONGs, organizações profissionais de pesca, rede de jornalistas, foram realizadas acções de formação para uma maior intervenção e participação deste grupo na tomada de decisões referentes ao sector das pescas, contribuindo assim para o reforço da governação dos nossos mares.

 

Também no quadro do Go-Wamer, foi preparado um dossier técnico que visa a aquisição e a instalação de uma máquina de gelo e de uma câmara de conservação no Porto Inglês, na ilha do Maio, equipamentos que permitirão aos pescadores e peixeiras conservar melhor o pescado, garantindo assim maior qualidade e variedade ao consumidor. Nas localidades de Carriçal e Ribeira Brava, na ilha de São Nicolau, e de Calheta, na ilha do Maio, estão ainda em curso experiências piloto para valorização dos produtos da pesca artesanal.

 

A abertura do referido comité será presidida pelo Ministro dos Negócios Estrageiros e Comunidades, Dr. Luis Filipe Tavares, contando igualmente com as presenças do Embaixador, Chefe da Delegação da União Europeia em Cabo Verde, Senhor José Manuel Pinto Teixeira e da Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde e Representante do PNUD, Senhora Ulrika Richardson.

 

Category
Press releases
Location

Praia

Editorial sections
Cabo Verde