La Délégation de l'Union européenne au Canada

Abertas até o dia 14 de Abril inscrições para o Prêmio Lorenzo Natali de Comunicação

Brasília, 22 de Fevereiro de 2019, 22/02/2019 - 15:41, UNIQUE ID: 190222_5
Press releases

Os jornalistas profissionais interessados em participar do Prêmio Lorenzo Natali de Comunicação 2019 poderão apresentar suas candidaturas até o próximo dia 14 de Abril.

O Prêmio, lançado em 1992 pela União Europeia, visa eleger as melhores reportagens sobre o desenvolvimento e a erradicação da pobreza escritas por jornalistas de cinco regiões do mundo: África, Pacífico Asiático, Europa, América Latina e Caribe e Oriente Médio.

Este ano, o Prêmio Lorenzo Natali de Comunicação será disputado em três categorias e os vencedores de cada uma delas receberá uma premiação de 10 mil euros. Os vencedores em cada uma das três categorias serão convidados para participar, em Bruxelas, da cerimônia de entrega da premiação.

A exemplo do que vem acontecendo desde sua criação, o Prêmio Lorenzo Natali de Comunicação premia as melhores tradições do jornalismo ao descobrir histórias poderosas e comoventes, dando voz àqueles que muitas vezes acham impossível ou difícil serem ouvidos.

O Prêmio é uma oportunidade para os jornalistas demonstrarem seu compromisso de informar sobre desenvolvimento e erradicação da pobreza, bem como inspirar as pessoas a melhorarem suas vidas em suas próprias comunidades.


Na edição de 2019, os jornalistas podem se candidatar ao Prêmio em três categorias distintas:

Grande Prêmio: aberto aos jornalistas cujos meios tenham sua sede em um dos mais de 160 países associados com os quais a União Europeia trabalha nas áreas de desenvolvimento e cooperação.

Prêmio Europa: aberto aos jornalistas cujos meios tenham sua sede em um dos países-membros da União Europeia.

Prêmio ao Melhor Jornalista Emergente: aberto aos jornalistas com idade inferior a 30 anos, cujos meios sejam sediados em qualquer país onde a DG DEVCO e a DG NEAR proporcionam assistência ao desenvolvimento, assim como em qualquer um dos Estados-Membros da União Europeia.

Ao preencherem  o formulário de inscrição, os jornalistas devem escolher uma dessas três categorias.  Os critérios geográficos de participação se baseiam na localização da sede central do meio de comunicação no qual o trabalho foi publicado. O meio de comunicação deve ser sediado em um país que cumpra os requisitos exigidos pela organização do concurso.

O jornalista vencedor em cada categoria receberá um cheque no valor de 10 mil euros e o ganhador da categoria Melhor Jornalista Emergente terá, além dessa recompensa pecuniária, a oportunidade de trabalhar em um meio de comunicação associado.

Os nomes dos três ganhadores do Prêmio Lorenzo Natali de Comunicação serão anunciados por ocasião das Jornadas Europeias do Desenvolvimento de 2019, a serem realizadas nos dias 18 e 19 de Junho, em Bruxelas. A cerimônia contará com a participação dos três profissionais vencedores do concurso.

Mais informações sobre o processo de candidatura podem ser encontradas no site: https://ec.europa.eu/europeaid/lnp.


 Para mais informações, favor contatar:

Delegação da União Europeia no Brasil
Humberto NETTO, Assessor de Imprensa
+55 (61) 2104.3119, Humberto.netto@eeas.europa.eu

Delegação da União Europeia no Brasil
SHIS QI 07, Bloco A, Lago Sul, CEP 71615-205 Brasilia, telefone: (+55 61) 2104.3122
http://eeas.europa.eu/delegations/brazil/index_pt.htm
www.facebook.com/delegacaouebrasil
twitter.com/UEnoBrasil