União Europeia e África: reforçar a parceria para um futuro mais pacífico

29.10.2019

Os Europeus expressaram uma visão positiva da cooperação europeia com os países em desenvolvimento. Uma forte maioria dos entrevistados destacou o papel que o sector privado deveria ter neste processo, entre outros, a importância de reforçar a parceria entre Europa e África. Os dados foram evidenciados pela sondagem do Eurobarómetro realizado para avaliar as percepções dos cidadãos europeus. O estudo deste ano abrangeu 27 000 pessoas de vários extractos sociais e demográficos.

O relatório do Eurobarómetro 2019 mostrou uma visão positiva da cooperação da União Europeia nos países europeus. Algumas das tendências mais marcantes foram:

* 86% dos Europeus acham que ajudar as pessoas dos países em desenvolvimento é importante;

* 75% acham que a ajuda ao desenvolvimento é eficiente e ajuda a criar um mundo mais pacífico;

* 75% acham que a União Europeia deveria reforçar a sua parceria com África para criar empregos e garantir o desenvolvimento sustentável em ambos continentes;

* 75% acham que as empresas privadas deveriam ter um papel central.

Os cidadãos europeus confirmam o seu apoio aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. Os desafios prioritários que foram realçados nos países em desenvolvimento são: a educação, a paz e a segurança, a água e o saneamento, a saúde, a segurança alimentar e a agricultura, o crescimento económico e a empregabilidade, a democracia e os direitos humanos.

Todos os resultados estão disponíveis em: europa.eu/!fC84Vt