Delegação da União Europeia em Cabo Verde

Estágios em Instituições Europeias

27/02/2020 - 19:46
News stories

Parlamento Europeu ; Comissão Europeia ; Serviço Europeu para a Ação Externa ; Banco Europeu de Investimento e Estágios com ERASMUS +

 

Estágios em Instituições Europeias

 

1. Parlamento Europeu

Estágios Schuman (aberto também a cidadãos de países terceiros)

Localizações: Bruxelas (Bélgica), Luxemburgo (Luxemburgo), Outras cidades da UE, Estrasburgo (França)

Tipo de contrato: Estagiário

O objetivo dos estágios Robert Schuman é contribuir para a educação e a formação profissional europeias dos cidadãos da UE e uma melhor compreensão do trabalho do Parlamento Europeu.

Quem pode candidatar-se? Maiores de 18 anos titulares de um diploma do ensino superior. Os candidatos devem ter um conhecimento profundo de duas línguas oficiais da União Europeia e não ter trabalhado durante mais de dois meses consecutivos numa instituição ou organismo da UE.

Duração: 5 meses

Remunerado? Sim. Cerca de 1300 EUR.

Datas de início: 1 de março e 1 de outubro

 

2. Comissão Europeia

Localizações: Bruxelas (Bélgica), Grange (Irlanda), Luxemburgo (Luxemburgo)

Tipo de contrato: Estagiário

O programa de estágios da Comissão Europeia está aberto a titulares de um diploma universitário de todo o mundo.

Estes estágios estas disponíveis numa grande variedade de áreas e são uma boa oportunidade para ficar com uma ideia de como funciona a UE. A natureza do trabalho dos estagiários depende, em grande medida, do serviço onde são colocados. Existem oportunidades de estágio, nomeadamente, nas áreas do direito da concorrência, dos recursos humanos, da política ambiental e da comunicação.

Os estagiários desempenham o mesmo tipo de tarefas que os funcionários recém-recrutados. Na prática, os estagiários podem participar na organização de grupos de trabalho e reuniões, na recolha de informações e documentação, na elaboração de relatórios e na resposta a perguntas, bem como em reuniões de unidade e outros tipos de eventos. Terão também de desempenhar funções mais específicas relacionadas com o serviço onde decorre o estágio. Por exemplo, um estagiário jurista da Comissão faz coisas bastante diferentes de um estagiário economista do Tribunal de Contas ou um estagiário de formação generalista do Parlamento Europeu.

Quem pode candidatar-se: Podem candidatar-se titulares de um diploma universitário de qualquer área (caso o diploma final ainda não tenha sido emitido, pode ser apresentado um certificado de habilitações provisório). Não é obrigatório ser cidadão europeu, mas geralmente é necessário ter conhecimentos de duas línguas oficiais da UE. Existe um número reduzido de lugares reservados a cidadãos de países não pertencentes à UE. Embora não seja obrigatório ter experiência profissional ou estudos de pós-graduação, esses elementos serão sempre tidos em conta.

Duração: 5 meses

Remunerado? Sim. A partir de 1 de março de 2018, 1176,83 euros por mês e reembolso das despesas de deslocação.

Data de início: 1 de março e 1 de outubro

 

3. Serviço Europeu para a Ação Externa 

Localizações: Cidades fora da UE

Tipo de contrato: Estagiário

A UE tem uma longa tradição de oferta de oportunidades de estágio nas suas Delegações em todo o mundo, dirigidos sobretudo a estudantes e jovens titulares de um diploma universitário. Trata-se de um projeto educativo, que não prevê qualquer relação contratual ou de emprego com a delegação em questão.

Quem pode candidatar-se? Em função de cada pilar, os estágios nas Delegações da UE estão abertos aos cidadãos europeus, aos nacionais de países candidatos que tenham concluído as negociações de adesão à UE e aos nacionais do país de acolhimento. No caso dos estágios remunerados, os candidatos devem ter, no mínimo, um diploma de licenciatura de uma universidade ou de um estabelecimento de ensino superior equivalente. No caso dos estágios obrigatórios não remunerados, os candidatos devem frequentar o terceiro, quarto ou quinto ano de um curso universitário ou de outro curso de ensino superior equivalente. Os candidatos devem falar a língua de trabalho da delegação em que pretendem fazer o estágio. O conhecimento da língua oficial do país de acolhimento é considerado uma vantagem.

Duração: máximo seis meses.

Remunerado: para jovens titulares de um diploma universitário com menos de um ano de experiência profissional.

Estágios obrigatórios não remunerados: para estudantes que já residam e estudem no país de acolhimento.

 

4. Banco Europeu de Investimento 

ACP (África, Caraíbas e Pacífico)

Localizações: Luxemburgo (Luxemburgo)

Tipo de contrato: Estagiário

Quem pode candidatar-se? Nacionais de Países ACP incluindo Cabo Verde

Duração: 6 meses (até 1 ano)

Remunerado? Sim

Datas de início: 1 de setembro/1 de outubro

 

Estágios com ERASMUS +

Portal de estágios: https://erasmusintern.org/

VETdo qual Cabo Verde beneficia recentemente

 

 

Secções editoriais: