Lançada em 2021, a Global Gateway é uma iniciativa da Comissão Europeia para mobilizar novos investimentos e contribuir para o desenvolvimento sustentável dos países parceiros nos domínios do digital, da energia e dos transportes, bem como para o reforço dos sistemas de saúde, educação e investigação no mundo. 

Com o novo instrumento financeiro de vizinhança, cooperação para o desenvolvimento e cooperação internacional, denominado “Global Europe”, a União Europeia, os seus Estados-Membros - incluindo as suas agências de implementação e os seus bancos públicos de desenvolvimento - bem como o Banco Europeu de Investimento (BEI), reunidos na Equipa Europa, apostam na mobilização do setor privado para promover a criação de valor acrescentado a nível local, o crescimento sustentável e a criação de emprego.

Em 2024, o Governo de Cabo Verde, a União Europeia e o Banco Europeu de Investimento assinaram dois novos financiamentos, num valor total de 300 milhões de euros, para apoiar os setores estratégicos do digital, dos portos e das energias renováveis em Cabo Verde. 

Energias renováveis

Apoio ao setor energético de Cabo Verde com um financiamento da Equipa Europa de 159 milhões de euros. 

Este financiamento destina-se à conceção e construção de um conjunto de produção, rede e armazenamento de eletricidade até 2029. O investimento enquadra-se no Plano Diretor Nacional de Eletricidade de Cabo Verde (2018-2040) e visa reduzir a dependência de Cabo Verde de combustíveis fósseis dispendiosos e poluentes até 2040. Além disso, garantirá uma nova capacidade de armazenamento de eletricidade gerada a partir de fontes de energia renováveis. 

O apoio está alinhado com as metas estabelecidas por Cabo Verde para a transição para energias renováveis, visando alcançar 50% de energia renovável até 2030, assim como com as políticas europeias e os esforços globais para reduzir as emissões de carbono e combater as mudanças climáticas.

Digital

Reforço das conexões digitais com um financiamento de 37 milhões de euros para ajudar Cabo Verde a tornar-se um polo digital para a região da África Ocidental. A União Europeia facilita esta operação através da mobilização de garantias financeiras do Banco Europeu de Investimento. O financiamento destina-se a investir num novo sistema de cabos submarinos de última geração, ligando a Europa à costa ocidental de África. Além disso, permitirá o substituição e modernização do cabo submarino de fibra ótica que interliga as ilhas do país, melhorando a sua funcionalidade e eficiência. 

Como resultado, o projeto deverá gerar benefícios socioeconómicos significativos para Cabo Verde e para toda a região da África Ocidental, nomeadamente em termos de disponibilidade e qualidade da conectividade digital para o setor privado local, incluindo pequenas e médias empresas. Esta iniciativa permitirá, assim, estimular a inovação e apoiar a criação de empregos altamente qualificados em Cabo Verde, de modo a posicionar o país como um ponto de convergência digital entre África, Europa e América do Sul. 

 

Modernização de infraestruturas portuárias

Desenvolvimento das infraestruturas portuárias com um financiamento de 105 milhões de euros para a expansão e modernização dos portos estratégicos de Cabo Verde. 

A União Europeia, em colaboração com o Banco Europeu de Investimento, disponibilizará 105 milhões de euros ao Estado Cabo-Verdiano para a expansão e modernização de vários portos estratégicos em Cabo Verde, nomeadamente o Porto Grande do Mindelo, na ilha de São Vicente, o Porto de Porto Novo, na ilha de Santo Antão, e o Porto da Palmeira, na ilha do Sal. Para além da extensão dos quebra-mares e dos cais de atracação, também serão instaladas infraestruturas básicas que permitirão ao setor privado investir em desportos náuticos, como, por exemplo, marinas, para apoiar a crescente indústria da economia náutica no arquipélago de Cabo Verde.

Ver factsheet sobre investimentos Global Gateway na economia azul, energias renováveis e digital.