Delegação da União Europeia em Cabo Verde

VII Diálogo Político de Alto Nível UE Brasil

Brussels, 18/12/2020 - 19:01, UNIQUE ID: 201218_35
Press releases

18 de dezembro de 2020 (reunião por videoconferência)

A VII Reunião do diálogo político de alto nível entre a União Europeia (UE) e o Brasil teve lugar em 18 de dezembro de 2020, por videoconferência, no âmbito da Parceria Estratégica UE-Brasil. 

As duas delegações realizaram um debate muito aberto e frutuoso sobre um vasto leque de temas, incluindo o ponto da situação das relações bilaterais, a defesa, a política comercial, o ambiente e a segurança, bem como sobre assuntos regionais e multilaterais. 

As delegações trocaram pontos de vista sobre a situação atual no que respeita à pandemia de COVID-19 e acordaram em prosseguir o diálogo bilateral e a cooperação relativamente à atual crise sanitária, bem como sobre o processo de recuperação económica e social em ambas as regiões. 

Reafirmaram o seu empenho no Acordo de Associação UE-Mercosul e salientaram a importância que atribuem à sustentabilidade e às questões ambientais, bem como aos benefícios socioeconómicos esperados para ambas as partes e ao reforço da cooperação política entre os dois blocos. 

Esta reunião veio na sequência de uma série de diálogos e consultas entre a UE e o Brasil que tiveram lugar em 2020, não obstante a pandemia, sobre questões fundamentais como os direitos humanos, o ambiente e a sustentabilidade, a cibersegurança e as drogas ilícitas, o que demonstra a solidez da Parceria Estratégica UE-Brasil. 

O diálogo político de alto nível foi copresidido por Enrique Mora, secretário-geral adjunto para as questões políticas do Serviço Europeu para a Ação Externa (SEAE) da União Europeia, e pelo embaixador Kenneth Haczynski da Nóbrega, secretário para as negociações bilaterais com o Médio Oriente, Europa e África no Ministério dos Negócios Estrangeiros do Brasil.

Languages: