Delegação da União Europeia em Cabo Verde

Dia Internacional da Democracia

Praia, 15/09/2017 - 18:56, UNIQUE ID: 170915_54
Statements by the HR/VP

Dia Internacional da Democracia

Dia Internacional da Democracia

Mensagem da Alta Representante da UE, Federica Mogherini

Hoje celebramos o Dia Internacional da Democracia. Para a nossa União Europeia e para os nossos Estados-Membros, este dia oferece uma oportunidade para celebrar mais de 60 anos de paz, estabilidade, solidariedade e desenvolvimento económico com base em princípios democráticos, direitos e liberdades fundamentais e o Estado de Direito. Estamos orgulhosos destas conquistas.

Ao mesmo tempo, a democracia é um processo contínuo que deve ser cuidadosamente acalentado. As nossas democracias nem sempre são perfeitas. Mas esta é a essência da democracia: estar ciente das deficiências e perceber que nunca serão resolvidas duma vez por todas, daí a necessidade de atenção e um olhar crítico e vigilante em permanência. Precisamos continuar a melhorar a governança democrática e construí-la de baixo para cima, envolvendo todos os cidadãos. Só assim, podemos enfrentar os desafios dos tempos atuais em que a visão da nossa União como espaço livre e aberto é testada por acontecimentos globais e imprevisibilidade institucional.

A União Europeia continua comprometida com reformas democráticas na Europa e no mundo, trabalhando juntamente com os governos nacionais e a sociedade civil numa parceria verdadeira e aberta. Continuamos a ser um dos principais actores globais no envio de Missões de Observação Eleitoral, investindo 45 milhões de euros por ano, além de fornecer assistência eleitoral e financiando projetos em mais de 180 milhões de euros em 39 países parceiros nos últimos três anos. Desde 2016 até à data, a União Europeia accionou 10 missões de observação eleitoral e 18 peritos eleitorais em todos os continentes, com exceção da região da OSCE.

O apoio à democracia também é um investimento na segurança da nossa União e dos nossos cidadãos. Com a Estratégia Global da UE para a Política Estrangeira e de Segurança, confirmamos o nosso investimento na forma europeia de defender uma ordem global baseada em regras através da força e dos valores da democracia.

A democracia está ao nível global profundamente ligada à busca da paz, da justiça social e do respeito pela dignidade humana. A União Europeia continuará a promover os princípios democráticos tanto na Europa como no mundo. Apenas desta forma, podemos continuar o trabalho dos nossos pais e mães fundadores da Europa.

 

Secções editoriais: