Delegation of the European Union to Brazil

Lançamento da publicação: O Apoio da Equipe Europa ao Brasil na luta contra a Covid-19

02/06/2021 - 20:07
Publications

No dia 31 de maio de 2021 a Delegação da União Europeia no Brasil e seus Estados Membros  lançaram uma publicação sobre  “O apoio da Equipe Europa ao Brasil na luta contra a covid - 19”, que resume as ações apoiadas no combate à COVID 19.

A publicação não é exaustiva, mas representa uma boa parte da contribuição conjunta das instituições europeias e dos Estados Membros da UE, no espirito de “Equipe Europa”, para o enfrentamento do que é neste momento um dos maiores desafios globais – a pandemia da COVID 19.

Inaugurando a cerimônia de lançamento da publicação,  o Embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybañez, destacou que “O virus não conhece fronteiras e portanto enquanto existir em algum lugar do mundo, continua a ser uma ameaça à saúde pública em todos os lugares, e portanto, combater a pandemia juntos é do interesse de todos. Nestes tempos difíceis, a troca de experiências, a cooperação científica, a solidariedade e proteção dos direitos dos mais vulneráveis constituem ações capazes de nos ajudar a sair dessa crise sem precedentes e de nos orientar para uma recuperação inclusiva para todos. E é por isso que a União Europeia, as instutições europeias e seus Estados Membros decidiram disponibilizar recursos imediatamente por meio dos programas de cooperação com a América Latina e o Caribe, como parte da resposta global em apoio aos esforços de países parceiros como o Brasil. “

Quatro Embaixadores dos Estados Membros da União Europeia falaram durante a abertura da cerimonia para mostrar as ações de apoio que foram realizadas no espirito da Equipe Europa: O Embaixador Fernando García Casas da Espanha, a Embaixadora Brigitte Collet da França, o Embaixador Heiko Christoph Thoms da Alemanha e o Embaixador Luís Faro Ramos de Portugal, sendo que este último exerce agora o papel da Presidência do Conselho da UE.

Por sua parte, o Embaixador Fabio Mendes Marzano, Secretário de Assuntos de Soberania Nacional e Cidadania no Ministério das Relações Exteriores expressou sua  “satisfação de estar com os amigos Embaixadores que contam sobre todas essas iniciativas generosas. Para Brasil é uma satisfação muito grande que podemos contar com a Europa neste momento tão dificil. Essa pandemia é um teste de solidariedade”.

 

O Sr. Ricardo Mourinho Félix,  Vice - Presidente do Banco Europeu de Investimentos (BEI) afirmou que: “Só trabalhando juntos é que podemos apoiar uma recuperação pós-pandemia sustentável. Trabalhando em conjunto com a Equipe Europa, o Banco Europeu de Investimento está fornecendo financiamento para apoiar as empresas impactadas pelo COVID-19 e continuando a ajudar os projetos climáticos a crescer. A nova publicação lançada hoje com a Delegação da UE no Brasil destaca alguns de nossos projetos recentes com parceiros brasileiros, incluindo BNB, BRDE e BDMG, que desempenharão um papel crucial no desenvolvimento econômico e social do Brasil.” O Sr Philippe Orliange, Diretor da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) no Brasil destacou que a AFD apoia a retomada sustentavel, social e ecológica no Brasil inspirado pelo Green Deal europeiu.

Ações das Organizações da Sociedade Civil com o apoio da União Europeia foram brevemente apresentadas pela Sra. Socorro Leite, Diretora Executiva Nacional da Associação Habitat para a Humanidade -Habitat  e pelo Sr. Jacopo Sabatiello, Vice-presidente da AVSI Brasil.

Apenas para citar alguns exemplos do apoio apresentado na publicação, os projetos lançaram campanhas de informação, ofereceram cestas básicas e material de higiene e produziram máscaras de proteção. Foram apoiadas cerca de setenta ações mobilizando por volta de 22.6 milhões de euros em subvenções. As institucões financeiras da União Europeia mobilizaram 635 milhões de euros em empréstimos, por exemplo para apoiar os programas de ajuda emergencial do governo ou para contribuir para a recuperação económica de micro e pequenas empresas no nordeste do Brasil.

A União Europeia, com toda a Equipe Europa, quer continuar essa parceria na luta contra a COVID, que é uma contribuição concretizada em muitas ações de cooperação no Brasil e na América Latina, as quais são  apresentadas na publicação.   Os esforços agora serão também concentrados na recuperação econômica pós-COVID por meio de  projetos de cooperação e de acordos firmados por instituições financeiras europeias, que esperamos tragam bons resultados.

 

Brochura

PDF icon Brochura Cooperação Definitiva

PDF icon Brochura Cooperação Definitiva - Baixa resolução para download rápido

Автор