Delegação da União Europeia no Brasil 

Viajar e estudar

11/05/2016 - 15:08
Travel to the EU

Informações úteis, incluindo contatos das embaixadas no Brasil, para quem deseja viajar ou estudar em um dos Estados Membros da União Europeia (UE).

O viajante que pretenda visitar os 28 países-membros da UE tem uma imensidão de coisas para descobrir. Viajar entre esses países tornou-se muito mais fácil desde a criação do chamado «Espaço Schengen». 

É possível atravessar a maioria das fronteiras na UE sem ter de passar por um controlo de imigração. Os turistas que possuam um passaporte brasileiro válido podem viajar livremente dentro do E espaço Schengen sem visto por um período máximo de 90 dias. Isto significa que podem entrar e sair dos 25 países de Schengen sem serem sujeitos a controles nas fronteiras internas. Contudo, continua a ser necessária a posse de  um passaporte para atravessar as fronteiras entre o Espaço Schengen e os países que dele não fazem parte: o Reino Unido, a Irlanda, a Bulgária, a Romênia, o Chipre e a Croácia. É também importante saber que a Islândia, a Noruega e a Suíça são membros do Espaço Schengen, apesar de não integrarem a UE.

Deve-se estar atento ao fato de que, mesmo dentro do Espaço Schengen, é preciso levar sempre consigo o seu passaporte, uma vez que poderá precisar dele em caso de verificações aleatórias de identificação ou controles de segurança.

Convém também saber que 18 dos 28 países membros usam o euro, a moeda comum da chamada Zona Euro, o que permite ao viajante poupar tempo e dinheiro, uma vez que não precisa de efetuar câmbios  cada vez que viajar para outro país da UE.

Para obter mais informações sobre viajar para a UE e no interior da UE, visite o sítio de informações da UE sobre viajar

Para informações mais específicas sobre os países-membros, visite a página com a lista dos Estados-Membros da UE.

Boa viagem!

Erasmus+ é o programa da União Europeia (UE) em matéria de educação, formação, juventude e esportes para o período de 2014-2020. O Erasmus+ oferece múltiplas oportunidades em forma de bolsas de estudos a curto e longo prazo, para estudantes universitários, doutorandos, professores e instituições de todo o mundo.

Quem pode participar?

Erasmus+ está aberto a pessoas e organizações, embora os critérios para participação variem segundo o tipo de ação e o país de origem.

Os interessados (estudantes ou pessoal docente) podem participar em muitas atividades do Erasmus+, a maioria por meio de programas geridos pelas instituições de educação superior dos países do programa.

Os critérios de participação são definidos pelas próprias organizações do Programa. Como país parceiro do programa, o Brasil participa na mobilidade internacional de créditos, gerida pelas agências nacionais dos países do programa, além de participar dos projetos de reforço das capacidades em educação superior, dos mestrados conjuntos Erasmus Mundus e da ação Jean Monnet.

Para mais informações sobre os critérios de participação, os interessados podem consultar:

A gestão do programa é realizada pela Agência Executiva da Direção Geral de Educação e Cultura da Comissão Europeia – EACEA e pelas agências nacionais dos países do programa.

Languages:
Secções editoriais: