É um prazer assumir o cargo de Embaixador da UE no Brasil. Alicerçados pelo excelente trabalho realizado ao longo dos últimos anos, esperamos levar a relação Brasil-UE a novos patamares. E temos razões para acreditar que podemos, certamente, ser ambiciosos a respeito do futuro das relações Brasil-UE.
The União Europeia é uma singular parceria econômica e política de 28 países europeus. Trouxe meio século de paz, estabilidade e prosperidade a esses países, ajudou a elevar os padrões de vida no continente e construiu, progressivamente, um mercado único que cobre toda a Europa, no qual as pessoas, os bens, os serviços e o capital fluem entre os Estados Membros tão livremente quanto dentro de um único país. As realizações são enormes e, aliás, sem precedente no mundo inteiro. Entretanto, embora a Europa está cada vez mais unida em termos políticos e econômicos, enfrenta agora novos desafios: crises econômicas e humanitárias de escala global bateram às portas da Europa; os próprios pilares das relações internacionais pacíficas foram violados na vizinhança da própria Europa; e, é claro, como o restante do mundo, nos defrontamos com os desafios profundos e abrangentes associados às mudanças climáticas.
Esse contexto traz à mente uma verdade muito simples: ninguém neste mundo pode sobreviver sem, como John Lennon disse, uma mãozinha dos amigos. O que é verdade para a UE, também é verdade para o Brasil, sendo que uma olhadela é suficiente para perceber quanto podemos ganhar um com o outro. Temos muito em comum: compartilhamos valores democráticos e respeito pelas liberdades e direitos humanos; atribuímos grande importância a valores que são importantes para o mundo, como a preservação da paz, a promoção da democracia e a procura do desenvolvimento sustentável.
Hoje, o Brasil é um dos principais parceiros e interlocutores da União Europeia no mundo. A UE e o Brasil estabeleceram relações diplomáticas em 1960 e tem desenvolvido, ao longo dos anos, laços estreitos de natureza histórica, cultural, econômica e política. As relações bilaterais continuaram a crescer e se ampliar, culminando com a Parceria Estratégica entre o Brasil e a UE, em 2007. Desde então, o Brasil e a UE têm realizado cimeiras anuais focalizando os principais desafios globais, assim como aprimorando nossas relações diretas. Os temas centrais da parceria incluem crescimento econômico, cooperação em questões essenciais de política externa e o enfrentamento conjunto de desafios globais em áreas como os direitos humanos e as mudanças climáticas, bem como a luta contra a pobreza. Mais de 30 diálogos formais entre as autoridades brasileiras e europeias têm sido iniciados para tratar desses desafios.
O Brasil e a União Europeia também são parceiros comerciais e os países da União Europeia respondem por mais de 20% das exportações brasileiras. Além disso, a União Europeia é o maior investidor estrangeiro no Brasil, sendo que cerca de 60% dos investimentos estrangeiros no País se originam na União Europeia.
É um pano de fundo instigante para mim, pessoalmente, no momento em que assumo meu cargo na bela e extraordinária cidade de Brasília. Quero convidá-los a visitarem o site com frequência, para receber informações atualizadas sobre nossas numerosas atividades no Brasil, bem como para se familiarizarem com os objetivos e as prioridades gerais da União Europeia. Também convido-vos a nos seguir no Facebook e no Twitter, e aguardo com interesse seus comentários e reações.
Muito obrigado pelo seu interesse na União Europeia
João Gomes Cravinho
Embaixador