Delegation of the European Union to Brazil

UE e Mercosul chegam a acordo sobre comércio

Bruxelles, 01/07/2019 - 16:52, UNIQUE ID: 190701_13
Press releases

Na sexta-feira, 28 de junho, a União Europeia e o Mercosul - bloco formado pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai - chegaram a um acordo político para concluir um acordo comercial ambicioso, balanceado e abrangente.

O novo acordo comercial – parte de um Acordo de Associação mais abrangente entre as duas regiões - consolidará uma parceria política e econômica estratégica e criará oportunidades significativas para o crescimento sustentável de ambas as partes, respeitando o ambiente e preservando os interesses dos consumidores e dos setores econômicos sensíveis da UE. O Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse: “Meço as minhas palavras cuidadosamente ao dizer que este é um momento histórico. Em meio das tensões do comércio internacional, estamos enviando hoje um forte sinal junto aos nossos parceiros do Mercosul de que defendemos o comércio baseado em regras. Através deste pacto comercial, os países do Mercosul decidiram abrir seus mercados para a UE. Esta é, obviamente, uma ótima notícia para as empresas, os trabalhadores e a economia dos dois lados do Atlântico, economizando mais de € 4 bilhões por ano em cobranças aduaneiras. Isto o torna o maior acordo comercial já concluído pela UE. Graças ao trabalho árduo e paciente dos nossos negociadores, isso vem acompanhado de resultados positivos para o meio ambiente e para os consumidores. E é isso o que torna esse acordo um pacto favorável para ambas as partes ”.

O acordo mantém os mais altos padrões de segurança alimentar e defesa do consumidor, bem como o princípio da precaução e contém compromissos específicos sobre direitos trabalhistas e proteção ambiental, incluindo a implementação do acordo climático de Paris. Para mais informações, consulte o: press release, MEMO, factsheets and exporter stories Ou Daniel Rosario – Tel.: +32 229 56185; Kinga Malinowska – Tel: +32 229 51383.

 

Leia Mais: https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/ip_19_3396