Delegação da União Europeia no Brasil 

CONCURSO DE MONOGRAFIAS DA UNIÃO EUROPEIA

25/05/2018 - 11:11
Publications

MONOGRAFIAS VENCEDORAS DO 4º, 5º, 6º E 7º CONCURSOS DE MONOGRAFIAS DA UNIÃO EUROPEIA NO BRASIL UNIÃO EUROPEIA

A União Europeia e o Brasil compartilham valores comuns, além de fortes laços culturais e históricos. As relações bilaterais se fortaleceram com o estabelecimento da nossa parceria estratégica em julho de 2007, quando a União Europeia reconheceu o Brasil como um de seus principais parceiros mundiais. A parceria abrange várias áreas temáticas, incluindo mudanças climáticas, energias renováveis, luta contra a pobreza e a exclusão social, além de apoio ao desenvolvimento sustentável.
Hoje representamos economias promissoras e com muitos interesses compartilhados. Trabalhamos juntos para enfrentar desafios globais, valorizamos o multilateralismo e estamos comprometidos com o reforço da integração regional e global como um dos meios mais eficazes para promover a paz, a estabilidade e a segurança em nossas respetivas regiões. Somos parceiros para o futuro.
 
O mundo está em fluxo e mutação rápida, e a União Europeia e o Brasil já demonstraram que juntos podem fazer a diferença, trilhando caminhos relevantes para a governança global num mundo desgovernado. Sobre a maioria dos desafios comuns compartilhamos preocupações e prioridades. O futuro da globalização exige diálogo internacional profundo. O Brasil é um parceiro estratégico para a União Europeia no mundo, o que significa que contamos com o Brasil para, juntos, ajudarmos a melhorar o mundo. Por outro lado, os nossos povos precisam de prosperidade, e é por isso que estamos entrando numa fase decisiva para um acordo abrangente entre a União Europeia e o Mercosul. Somos de longe o maior investidor e parceiro econômico para os países do Mercosul, incluindo o Brasil, mas temos consciência de que podemos criar melhores condições ainda para a nossa prosperidade comum.
 
A cooperação entre a União Europeia e o Brasil não se restringe ao comércio e aos investimentos. Ambos somos profundamente multilateralistas, queremos reforçar a ONU e outras organizações multilaterais, e acreditamos que nossos povos e as gerações futuras merecem todo o nosso compromisso para tornar o mundo um lugar melhor para se viver. Mudanças climáticas, os direitos humanos, os objetivos de desenvolvimento sustentável são alguns temas importantes. Os desafios internacionais são de grande escala e podem por vezes ser desconcertantes e desanimadores. Mas sabemos que a amizade entre a União Europeia e o Brasil fornece-nos uma âncora que valorizamos, e que reforçaremos ainda mais nestes tempos conturbados que vivemos.

A União Europeia hoje é uma presença muito substantiva no mundo contemporâneo. Temos mais de 500 milhões de cidadãos, que são cidadãos de vários países mas que são também cidadãos da União Europeia com direitos específicos que resultam disso, como o direito de trabalhar e morar em qualquer parte da União. Somos o maior bloco comercial do mundo, somos também, de longe, o maior doador de assistência ao desenvolvimento e de ajuda humanitária. E em poucos anos a Europa construiu também um projeto monetário que representa hoje a segunda moeda mais amplamente usada no mundo, o Euro.

Existe um amplo espaço para melhorar a compreensão da União Europeia, o seu papel no cenário mundial e aumentar o conhecimento sobre os objetivos das politicas da União Europeia. Esta publicação fornece um instrumento para melhor explicar o que é a União Europeia e como as nossas relações com o mundo inteiro funcionam. Esta obra, que tem a participação dos ganhadores do Concurso das Monografias nos anos 2014-2017, acadêmicas e acadêmicos de várias universidades brasileiras e de distintas áreas do conhecimento, tem como o objetivo principal apresentar alguns dos principais temas no cenário da academia brasileira sobre a União Europeia e sobre as relações entre o Brasil e a União Europeia.
 
Desejamos uma boa leitura.

João Gomes Cravinho
Embaixador da União Europeia no Brasil
 
 
Secções editoriais: