Delegação da União Europeia no Brasil 

A União Europeia lança a 3ª convocatória para Subvenções do programa AL-Invest 5.0

Bruxelles, 09/01/2017 - 18:48, UNIQUE ID: 170109_5
Press releases

CAINCO disponibilizou a Terceira Convocatória do programa AL-Invest 5.0, para financiar projetos de fomento empresarial em toda América Latina.

“A partir deste momento tornamos públicas as bases para esta Terceira Convocatória”, anunciou Daniel Velasco, Gerente Geral da Câmara de Industria, Comercio, Serviços e Turismo de Santa Cruz, Bolívia (CAINCO). Assim, nesta quinta 5 de Janeiro, lançou-se a Terceira Convocatória do AL-Invest 5.0, o maior programa de cooperação internacional da União Europeia para o sector produtivo da América Latina, coordenado pela CAINCO para toda a região.

Como nas duas convocatórias anteriores, esta Terceira Convocatória está aberta para que organizações sem fins lucrativos apresentem projetos que impulsionem a produtividade de micro, pequenas e médias empresas (Mipemes) de 18 países da América Latina. As instituições selecionadas se unirão as mais de 100 organizações latino-americanas e europeias que executam o programa com a meta de fortalecer mais de 27mil Mipemes até o ano 2019.

Na ocasião do lançamento da convocatória, Julio Silva, Gerente de Projetos de Desenvolvimento da CAINCO, explicou os pormenores desta nova chamada e revelou que o montante deste fundo é de um milhão de euros e que o montante total por projeto é de 200mil euros. Além disso, explicou que o objetivo desta chamada é executar projetos para impulsionar vínculos empresariais, a melhora da produtividade e o incremento das capacidades das organizações empresariais da região-

Silva informou que Costa Rica, Honduras, México e Panamá são os países prioritários nesta Terceira Convocatória (já que foram os que tiveram menos projetos selecionados nas chamadas anteriores). Serão considerados diferenciais na hora de selecionar os projetos valores como o empoderamento feminino, iniciativas que promovam o intercambio entre a América Latina e a Europa, e as que incluam um enfoque de cuidado e respeito ao meio ambiente.

Para terminar, explicaram os mecanismos de seleção das propostas, os mesmos que foram aprovados e são fiscalizados pela Comissão Europeia. As bases da convocatória podem ser encontradas na página web do programa (www.alinvest5.org, seção Convocatoria).

Secções editoriais: