Delegation of the European Union to Brazil

UE apoia processo de paz na Colombia

Brasília, 14 de dezembro de 2016., 15/12/2016 - 14:44, UNIQUE ID: 161215_11
Press releases

A União Europeia tem apoiado as negociações de paz entre o Governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) desde seu início em 2012. A UE felicita os colombianos e outras partes envolvidas no processo de paz por seus esforços. Também parabeniza o Presidente Santos pelo Prêmio Nobel da Paz que lhe foi otorgado, que constitui também um tributo a todos os colombianos que procuram a paz e a justiça, e a todas as vítimas do conflito, que tanto têm sofrido em 52 anos de violência.

A União Europeia tem apoiado inequivocamente o processo de paz e continuará a incentivar e acompanhar todos os esforços para iniciar um novo capítulo na Colômbia. Em reconhecimento da importância dos esforços da Colômbia para construir a paz, a Alta Representante Federica Mogherini nomeou, em novembro de 2015, o ex-Ministro de Relações Exteriores da Irlanda, Eamon Gilmore, como seu Enviado Especial para o processo de paz na Colômbia. Eamon Gilmore transmitiu o apoio político da UE ao processo de paz, especialmente na fase de implementação.
Nos últimos 15 anos, o apoio da União Europeia e de seus Estados Membros ao processo de construção da paz na Colômbia totalizou €1,5 bilhão. Com o mesmo empenho, a UE continuará inabalável ao lado da Colômbia durante a fase pós-conflito. Para tanto, a UE recém disponibilizou quase €600 milhões, um pacote geral em escala sem precedentes, para apoiar os esforços pós-conflito e de construção da paz da Colômbia. Trata-se de medidas de curto e meio prazo na forma de empréstimos, assistência técnica e doações, que contribuirão à construção de uma paz estável e duradoura na Colômbia. O principal órgão de governança desse Fundo Fiduciário para a Colômbia será o Conselho Estratégico, ao qual caberá definir a estratégia, os objetivos gerais e as prioridades temáticas do Fundo. O Fundo Fiduciário da União Europeia, através de suas atividades na área de desenvolvimento rural, visa a promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentável na Colômbia, com o objetivo principal de erradicar a pobreza e conseguir uma paz sustentável.
A União Europeia também está estudando outras ações conjuntas com a Banco Europeu de Investimentos, focalizando principalmente a infraestrutura rural e o apoio a pequenos e médios empreendimentos, com o propósito de alavancar o impacto das ações financiadas através do Fundo Fiduciário da UE.  
O conflito tem constituído um grande obstáculo ao desenvolvimento e segurança do país, assim como da região, no sentido mais amplo. Espera-se que a paz na Colômbia trará importantes benefícios econômicos, políticos e sociais, incluindo a estabilidade dos países vizinhos e da região como um todo.

Para informações adicionais, entrar em contato com:
Delegação da União Europeia no Brasil
Humberto NETTO, Assessor de Imprensa
+55 (61) 2104.3119, Humberto.netto@eeas.europa.eu

Editorial Sections: