THIS CONTENT HAS BEEN ARCHIVED

Scaling up activities of agricultural intensification in nine villages south of Anjouan and initiation of the zone into community management of natural resources

04.09.2018
Teaser

Scaling up activities of agricultural intensification in nine villages south of Anjouan and initiation of the zone into community management of natural resources.

Main Image
Text

 

Total Cost (EUR): 363 835

EU contracted amount (EUR): 210 000

Duration: January 2014 - December 2015

Implementing organisation: DAHARI KOMORI YA LEO NA MESO ASSOCIATION

Funding Instrument: Non state actors and local authorities Co-financing (PVD)

Benefitting zone: Comoros

 

STORY: Horta pedagógica para ensinar as crianças a cultivar um futuro melhor nas Comores

 

"Estamos muito satisfeitos com o êxito da horta pedagógica junto das crianças. Além disso, com os fundos obtidos com a venda dos produtos da horta, financiámos uma vedação."

Abdou Chamou, professor primário 

 

CONTEXT

A desflorestação é um grave problema nas Comores (causa erosão, perda de fertilidade do solo e da biodiversidade, desaparecimento dos rios). 80 % da população da ilha de Anjouan vive da agricultura e da pesca. Mas a atividade agrícola está cada vez mais limitada, nomeadamente devido à desflorestação e às suas consequências. A baixa atividade económica leva os jovens da região a abandonarem gradualmente a região. A UE promove o desenvolvimento agrícola e a gestão sustentável dos recursos naturais junto das comunidades locais.

OBJECTIVES

  • Incrementar as atividades de intensificação agrícola em nove aldeias ao sul de Anjouan.
  • Iniciação da zona em gestão comunitária dos recursos naturais.

RESULTS

  • A horta pedagógica de Adda (apoiada pela UE) foi criada em 2014 no âmbito do projeto de intensificação agrícola da ONG Dahari.
  • Até à data, foram criadas três hortas pedagógicas em três aldeias da ilha de Aanjouan : Adda, Outsa e Oouzini.

TESTIMONY

A mudança duradoura cresce a partir das mais pequenas raízes

Abdou Chamou, professor da escola primária da aldeia de Adda (na ilha de Anjouan nas Comores) lamenta que a maioria dos jovens não tenha emprego nem possa ganhar a vida devido à baixa atividade económica.

Desde há três anos, a ONG comoriana Dahari (que significa «sustentável»), tem ajudado os agricultores de Adda a melhorar os seus rendimentos. Abdou está contente porque, contrariamente a projetos anteriores, foi criada uma nova dinâmica: os técnicos da Dahari passam toda a semana na aldeia, o que lhes permite conhecer os habitantes. Assim, torna-se mais fácil transmitir técnicas e variedades melhoradas e mais ecológicas. Com a intervenção dos técnicos da ONG, as terras voltaram a ser férteis e o rendimento melhorou, testemunham os habitantes da aldeia.

Reconhecendo a importância de ensinar as futuras gerações de agricultores, a Dahari propôs uma nova iniciativa para a escola primária: a criação de uma horta pedagógica. Este projeto consiste em ensinar as crianças desde muito cedo a cultivar a terra para que mais tarde se tornem bons agricultores. Além disso, gera receitas que revertem a favor da escola.

Desde a criação da horta pedagógica e após várias sessões de trabalhos práticos, as crianças aprenderam a cultivar tomates, alfaces, couves, cebolas e beringelas. Abdou acompanhou semanalmente as crianças nas suas atividades de sementeira, rega, monda e colheita.

Hoje, a horta entrou numa segunda fase, nomeadamente com a plantação de bananeiras. «Estamos muito satisfeitos com o êxito da horta pedagógica junto das crianças. Além disso, com os fundos obtidos com a venda dos produtos da horta, financiámos uma vedação para a escola»

Muitas pessoas felicitaram Abdou pelo tempo que dedica às crianças e à horta pedagógica. Alguns pais afirmaram ter até recebido conselhos dos filhos sobre as novas técnicas agrícolas. «Hoje, quando olho para os alunos da escola primária, vejo crianças interessadas e realizadas. Estou orgulhoso de ter contribuído para o desenvolvimento da educação na minha aldeia.”

FACTS AND FIGURES

  • A agricultura familiar é a principal atividade de mais de 90% dos habitantes da aldeia.
  • Há uma quinzena de anos, a agricultura era mais fácil: os campos davam boas colheitas e Adda tinha água suficiente para abastecer a região.
  • A atividade agrícola tornou-se cada vez mais limitada, nomeadamente devido à desflorestação.
  • A desflorestação provocou uma forte erosão, o desaparecimento dos rios permanentes e a perda de fertilidade dos solos.

PARTNERS

Project category
Agriculture and Food Safety
Editorial sections
Comoros
Madagascar