Delegation of the European Union to Argentina

Dia Internacional do Multilateralismo e da Diplomacia para a Paz: mensagem vídeo do AR/VP Josep Borrell

Brussels, 24/04/2020 - 08:52, UNIQUE ID: 200423_11
Statements by the HR/VP

Faz fé o texto proferido!

Celebramos hoje o Dia Internacional do Multilateralismo e da Diplomacia para a Paz. Enquanto enfrentamos a maior crise sanitária global da nossa geração, a União Europeia reafirma o seu empenhamento de longa data na cooperação internacional e na ordem internacional assente em regras, com as Nações Unidas no seu cerne.

A pandemia de coronavírus recorda-nos do quão interligados estamos e da importância da cooperação multilateral.

Para ganhar a batalha contra um vírus que não conhece fronteiras, não existe outra opção senão unir esforços para encontrar soluções globais.

O multilateralismo é a única forma eficaz de enfrentar uma ameaça que nenhum país pode enfrentar sozinho e que nos afeta a todos. Ninguém está seguro, seja em que país for, enquanto a pandemia se alastrar pelas diferentes partes do mundo.

Esta é uma oportunidade para expressar o nosso apreço pelo trabalho das Nações Unidas na resposta à crise. À medida que a fome aumenta no mundo, em consequência das medidas de resposta à pandemia, o trabalho do Programa Alimentar Mundial é essencial, prestando assistência alimentar vital.

E, evidentemente, a Organização Mundial da Saúde desempenha também um papel fundamental na contenção da propagação do vírus. A União Europeia continuará a apoiar este trabalho, inclusive através de apoio financeiro. No seu conjunto, a União Europeia e os seus Estados-Membros são o maior doador da Organização Mundial de Saúde. Em 2019, as instituições da União Europeia contribuíram com 146 milhões de EUR de financiamento e já afetaram 114 milhões de EUR ao plano estratégico de preparação e resposta das Nações Unidas liderado pela Organização Mundial da Saúde para os países com sistemas de saúde deficientes.

Hoje assinala-se o Dia Internacional do Multilateralismo e da Diplomacia para a Paz. E de facto, a prevenção e a resolução de conflitos estão no centro do multilateralismo. A União Europeia partilha e apoia o apelo do Secretário-Geral das Nações Unidas para um cessar-fogo global. Chegou, agora mais do que nunca, o momento de todos os envolvidos em conflitos armados, em todo o mundo, pousarem as armas e envidarem verdadeiros esforços para encontrar soluções políticas. A União Europeia está pronta a apoiar esses esforços.

Não há dúvida de que o mundo que emergirá desta crise será muito diferente daquele que conhecemos, mas não sabemos quais serão essas diferenças. Dependerá do que fizermos agora.

Assim, utilizemos esta oportunidade para garantir que moldamos uma melhor versão do mundo de amanhã, um mundo em que reforçamos o multilateralismo e não o isolacionismo, um mundo que engloba a riqueza da nossa diversidade e protege os nossos cidadãos e o nosso planeta.

Esta crise veio confirmar que a cooperação multilateral é a única via. Temos a responsabilidade coletiva de trabalhar em conjunto para o efeito, em prol das gerações vindouras. Devemo-lo às vítimas do coronavírus.

 

Secções editoriais: