Delegação da União Europeia em Angola

EEAS RSS Feeds

Displaying 1 - 10 of 410

A Segurança Marítima e a Economia do Mar/ Economia Azul, com vista a promover a diversificação económica e desenvolvimento sustentável, num contexto do Pacto Verde, constituem os temas prioritários do 1º convite à apresentação de propostas (CAP) lançado hoje pelo projecto “Facilidade de Diálogo União Europeia – Angola”, em Luanda.

A Delegação da União Europeia em Angola realiza, na próxima segunda-feira no Lubango, um evento no âmbito do Programa FRESAN.
A Embaixadora da União Europeia em Angola, Jeannette Seppen, procede à apresentação pública sobre o Programa FRESAN na Mediateca do Lubango, dia 12 de Abril, a partir das 14h00.
Com transmissão online, o evento conta com a presença de vários dignitários angolanos e de representantes de entidades parceiras no FRESAN.

Faz hoje um ano que a Comissão Europeia e o Alta Representante anunciaram planos tendo em vista uma resposta específica da UE para apoiar os esforços desenvolvidos pelos países parceiros na luta contra a pandemia de coronavírus, combinando os recursos da UE, dos seus Estados-Membros e das instituições financeiras europeias no âmbito da iniciativa «Equipa Europa». À data de 1 de janeiro de 2021, a Equipa Europa já havia concedido a esses países parceiros em todo o mundo um apoio superior a 26 mil milhões de euros, o que representa 65 % do pacote global, que se eleva atualmente a mais de 40 mil milhões de euros, superando assim os 20 mil milhões de euros inicialmente prometidos.

Voluntários/as da organização ambientalista EcoAngola realizaram um inquérito no Município de Cacuaco, como parte do Projecto Angola sem Plástico que visa consciencializar a população sobre a necessidade de reduzir a utilização de plásticos de uso único.
Por não terem descarte e tratamento adequados, estes elementos são encontrados abundantemente na água e no solo, entrando na cadeia alimentar dos animais e humanos e podendo causar problemas de saúde pública.

No dia 25 de março o Pro PALOP-TL ISC irá realizar o lançamento oficial da publicação “Orçamentação Sensível ao Género é possível: a metodologia aplicada pelo Pro PALOP-TL ISC”. A ação enquadra-se nas celebrações do mês das Mulheres, sob o lema “Mulheres na liderança: alcançando um futuro igual num mundo de Covid-19” que coincide com a realização da CSW65 – “A participação plena e efetiva das mulheres na tomada de decisões na vida pública”.

No Dia Mundial da Água de 2021, celebramos toda a diversidade de formas sob as quais beneficiamos da água nas nossas vidas. Estamos decididos a dar à água o seu devido valor e a preservar eficazmente um recurso que é de todos.

O tema deste ano gira em torno do "valor da água". Não podemos esquecer que o acesso à água potável e ao saneamento são necessidades e direitos humanos básicos, fundamentais para a dignidade de cada um. Ao mesmo tempo, a água é um recurso compartilhado e um ecossistema crítico e é na sua utilização que assentam vários setores da economia.

A água tem significados diferentes para pessoas diferentes em diferentes contextos. Este ano, o Dia Mundial da Água pretende destacar o significado da água para as pessoas, o seu verdadeiro valor e a forma de proteger melhor este recurso vital. Ao divulgarmos toda a diversidade de formas sob as quais beneficiamos da água nas nossas vidas, estamos a dar¬ lhe o devido valor e a lutar para preservar eficazmente um recurso que é de todos.

21/3/2021 — blogue do AR/VP — Passou um ano desde o lançamento da operação naval da UE IRINI. Em 18 e 19 de março, visitei o quartel¬ general da IRINI em Roma, a base aérea de Sigonella e um dos nossos quatro navios que se encontram no mar — o FSG Berlin. A minha visita surge num momento crucial para a Líbia e para os esforços internacionais de apoio à busca da paz: começamos a assistir a uma fase mais promissora.

O racismo continua a ser uma expressão de ódio que tem de ser combatida à escala planetária. Por ocasião do Dia Internacional contra a Discriminação Racial, a UE salienta uma vez mais o seu compromisso para com a eliminação do racismo, da discriminação racial, da xenofobia e da intolerância que lhes está associada. Mas os compromissos têm de se traduzir sempre em atos. Foi por isso que a UE convocou uma Cimeira contra o Racismo, para construir uma União verdadeiramente antirracista.

20/03/2021 – Blogue do AR/VP – 2020 foi o ano da pandemia que mudou profundamente o nosso mundo. Este livro com o título "European foreign policy in times of COVID¬ 19" relata os principais acontecimentos até ao final de 2020, faz uma reflexão sobre o seu significado e contribui para o debate em torno da evolução do papel da Europa a nível mundial. Fazer política é fazer escolhas e o futuro da UE é aquilo que fizermos dele.

Pages