Delegação da União Europeia em Angola

EEAS RSS Feeds

Displaying 1 - 10 of 321

A UE tem lutado pela aplicação e pelo respeito dos direitos humanos e a abolição global da pena de morte continua a ser uma prioridade de destaque. Celebramos o Dia Europeu e Mundial contra a Pena de Morte, reiterando a nossa firme posição contra a pena de morte.

08/10/2020 - Esta quarta-feira, debatemos no Parlamento Europeu a situação dramática da Venezuela. O país sofre de uma profunda crise política com enormes consequências humanitárias. Nas últimas semanas, temos procurado ajudar a criar condições mínimas para a realização de eleições legislativas livres e justas. Até à data, o Governo de Maduro recusou-se a adiá-las. No entanto, continuarei a trabalhar para uma solução democrática, que é a única saída possível.

06/10/2020 - Devemos reforçar os nossos laços com África, um continente jovem e dinâmico. Em primeiro lugar, para fazer face à crise atual, sendo esse o objetivo da minha missão à Etiópia esta semana; mas também, mais estruturalmente, com o objetivo de privilegiar em conjunto um desenvolvimento económico que seja simultaneamente verde, digital e equitativo nos dois continentes.

O fórum foi cancelado devido a exoneração da Vice-Governadora do Cunene para os Assuntos Políticos, Sociais e Económicos, Soraya Mateus. Sem data prevista, realizar-se-à assim que possível.
O evento é promovido pelo Camões, I.P. em parceira com o Governo Provincial do Cunene no âmbito do Projecto FRESAN - Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola, financiado pela União Europeia.

Este convite a apresentação de propostas visa estender os direitos e a saúde sexual e reproductiva dos adolescentes em África, especialmente para as meninas e demais categorias de adolescentes vulneráveis (jovens portadores/as de deficiência, minorias, jovens fora do sistema de ensino, etc.).

02/10/2020 - A UE tem por vezes dificuldade em tomar decisões em matéria de política externa devido a divergências entre os Estados-Membros. Apesar disso, muitos são os que desejam que a UE desempenhe um papel geopolítico mais forte num mundo perigoso. Precisamos de um debate honesto, sem tabus, sobre a melhor forma de o conseguir, nomeadamente sobre a forma como tomamos decisões.

A biodiversidade e a natureza são essenciais para toda a vida que existe no planeta. A biodiversidade desempenha um papel fundamental no desenvolvimento sustentável e no bem¬ estar do ser humano. A biodiversidade pode também consolidar a paz quando é posta em prática uma gestão inclusiva dos recursos naturais, no respeito dos direitos dos povos indígenas, combatendo o tráfico de espécies selvagens ou promovendo o diálogo internacional sobre recursos partilhados. Num dos seus primeiros discursos na qualidade de alto representante da UE, Josep Borrell salientara que "hoje em dia, a gestão das terras e dos recursos naturais é um dos maiores desafios com que o mundo se vê confrontado."

O Fórum "Geração de Igualdade" apelou a uma resposta imediata às provas que têm surgido atestando que várias formas de violência baseada no género, em particular violência doméstica, se intensificaram durante a pandemia de COVID¬ 19. A UE está empenhada em resolver este problema.

Pages